A Associação Brasileira de Cinematografia realizou de 04 à 06 de maio, em parceria com a PUC-Rio, a 9ª Semana ABC. Desde 2003, a Semana ABC reúne personalidades das diversas áreas da cinematografia, do Brasil e do exterior, em conferências, painéis e debates.
Mesa PUC - "Qual é o Tamanho do Nosso Mercado Audiovisual?", realizada na manhã do dia 05 de maio, no auditório do RDC da PUC-Rio.
A ideia de uma indústria audiovisual se torna cada vez mais fortalecida pelos números apresentados pelo cinema no ano de 2010 e a continuidade da força da televisão brasileira no segmento da tele dramaturgia. Ainda podemos considerar a produção de filmes publicitários e o número crescente de programas independentes como um indício do crescimento da atividade. No sentido contrário, ainda é necessário utilizar incentivos fiscais e editais para ter acesso a recursos para produção de projetos audiovisuais, além da dificuldade de importação de equipamentos que permitam modernizar o parque industrial a um custo accessível. O crescente número de escolas de cinema tem formado uma quantidade considerável de mão de obra que busca oportunidades de emprego. Qual seria o verdadeiro tamanho desse mercado de trabalho? Diante desse panorama sem estatísticas precisas, podemos afirmar que o Brasil já tem uma indústria do audiovisual consolidada? Além disso, está preparada para enfrentar o aumento da demanda interna e a competição acirrada do mercado mundial de conteúdo audiovisual?
Coordenação: Marcelo Taranto Participação: Iafa Britz - Produtora; Sandra Korman - Coordenadora da graduação do Curso de Comunicação Social da PUC-Rio; Mario Diamante - Ancine; Pedro Butcher - Filme B.
Créditos: Mesa de Corte: Lucas Lombardi; Mesa de Áudio: Akira Band; Operador VT: Julia Ramos; Cameras: Hanna Dias, Dalton Rangel, Rafael Oliveira e Caio Marcelo; Produção: Thais Carvalho e Juliana Muniz; Transmissão ao vivo: Ivan Serpa.