Carolina Bastos e Fernanda Miranda - Do Portal
03/03/2011O carnaval está logo ali e chegou a hora de pensar em que fantasia usar nos blocos de rua, nas festas ou nos bailes. Para economizar com estilo, especialistas recomendam o uso da criatividade com as peças que já estão no armário. No calor do Rio, basta saber usar a imaginação para escolher um visual confortável e fresquinho.
Para a jornalista e consultora de moda Lu Catoira, o algodão é uma boa opção.
– Peças em algodão são mais apropriadas, já que “respiram”. Mas há agora os novos tecidos tecnológicos como o dry fit, usado nas atuais camisas de futebol. O dry fit é ideal para o carnaval quente do Rio, pois repele o suor do corpo. – afirma a consultora.
Segundo Lu Catoira, antes de gastar dinheiro no shopping, o ideal é abrir o armário e procurar algo que possa ser a inspiração da fantasia. Para a mulher, um short jeans, uma saia ou um vestido. Se optar pela calça, é melhor procurar uma modelagem bem confortável. Para o homem, bermuda.
Depois de escolher a primeira peça, é hora de incrementar com acessórios coloridos, que podem ser temáticos, criando uma fantasia tradicional. Se não há um tema, lenços, turbantes, pulseiras e colares são bem vindos.
Rozita Grinsztejn, consultora de moda e design, dá ênfase no uso de acessórios na cabeça:
– Orelinhas e antenas são boas opções. Um bom exemplo são as orelhas da Minnie, combinadas com um short ou uma saia preta, regata branca ou vermelha, cordões e pulseiras de bolinhas. Fica uma graça e ainda mantém a liberdade de acabar com a fantasia simplesmente tirando o arco – afirma a especialista.
Rozita também lembra das tatuagens de henna como bons complementos para as fantasias:
– Se você opta por uma fantasia de marinheiro ou índio, seria interessante usar a tatuagem de henna. Como uma âncora ou tribais – diz a consultora.
Veja abaixo algumas sugestões de fantasias por Lu Catoira e Rozita Grinsztejn:
*Da esquerda para a direita
Fantasia 1 - Melindrosa, à esquerda na foto: Vestido tubinho preto, colares de pérolas, meia-arrastão e a tradicional pena na cabeça. A maquiagem é sempre o batom vermelho. Para ficar mais divertido, uma pinta falsa no canto da boca.
Fantasia 2 - Bailarina, no centro da foto: Saia de tule esvoaçante com regata simples. Por baixo, biquíni e um short da cor do tule. No cabelo, presilhas simples ou uma faixa. A maquiagem pode combinar com as cores do look.
Fantasia 3 - Cowgirl, à direita na foto: Short ou bermuda jeans, camisa xadrez, cinto grosso e as botas sertanejas. O chapéu é imprescindível.
Lu Catoira ressalta outras fantasias que estarão em alta, como a de havaiana, que volta agora com o uso de cangas coloridas sobre biquínis e diferentes acessórios.
– Podem ser usados hibiscos em colares, na cabeça ou até amarrados na perna ou no braço – sugere.
As consultoras dão dicas de outras fantasias que podem ser montadas com peças que você usa no dia-a-dia e que juntas harmonizam um look especial:
As fantasias masculinas também são divertidas e até mais fáceis de serem montadas. Seguem algumas ideias:
Fantasia 1 - Turista, à esquerda na foto: Calça ou bermuda jeans, camisa floral, protetor solar no rosto e chapéu para proteger do Sol. Para completar, um mapa do Rio para não se perder nos blocos. E a máquina fotográfica pendurada no pescoço dá o toque especial à fantasia.
Fantasia 2 - Pijama, à direita na foto: Conjuntinho de short e camiseta confortáveis, com um travesseiro para acompanhar. É só pular da cama.
Lu Catoira lembra que, para o homem, se vestir de mulher é o mais prático e divertido, pois a roupa pode ser emprestada da mãe, irmã, ou namorada. O traje ainda pode ser complementado com uma maquiagem bem feminina. Mas para quem não tem essa ousadia, eis algumas fantasias confortáveis e fáceis de montar:
Fugindo do habitual
Para ocasiões mais chiques, como bailes privilegiados onde a fantasia deve ser elegante, Lu Catoira recomenda investir nas peças com pedrarias e brilhos, além da escolha dos tecidos mais nobres.
– A liberdade para essas fantasias extrapolam os temas. Peças com paetês, biquínis bordados com saiotes transparentes, vestidos esvoaçantes com colares volumosos. O importante são os acessórios: as sandálias altas, arranjos de pedraria na cabeça (compram-se prontos) e colares e pulseiras volumosos. A idéia é arrasar também na maquiagem, com muito brilho, exagero de sombras, blushes, máscaras de cílios, batons e purpurinas – afirma Lu.
As unhas ganham charme com os esmaltes coloridos e decorações, mais uma tendência de moda que pode ser incorporada na fantasia. Para a segurança dos documentos e dinheiro, uma bolsa de alças longas, usada transversalmente no corpo, ou uma pochete. Elas são confortáveis e podem ser customizadas de acordo com a fantasia.
A consultora lamenta que os homens – ao contrário das mulheres – não gostam muito de se fantasiar em ocasiões mais sérias. Eles geralmente vão de smoking ou summer (paletó de smoking branco).
– Já foi a época dos homens usarem fantasias temáticas como pirata, palhaço, marinheiro, vampiro, bombeiro, Chaplin e malandro. Esses temas são vistos no máximo pelas ruas do Rio, mas não em eventos mais chiques – lamenta Lu.
Depois de tudo isso, é só cair na folia.
ALGUNS BLOCOS NOS ARREDORES DA PUC
Domingo 13 - Vira-Lata - Concentração na Av. Delfim Moreira às 10h - Leblon
Sábado 19 - Desliga da Justiça - Concentração na Praça Santos Dumont às 16h - Gávea
Sábado 19 - Banda de Ipanema - Concentração na Rua Gomes Carneiro às 16h - Ipanema
Sábado 19 - Spanta Neném - Concentração na ciclovia da Lagoa às 13h - Lagoa
Domingo 20 - Kizomba - Concentração na Praça do Jockey às 17h - Baixo Gávea
Sábado 26 - Simpatia é Quase Amor - Concentração Praça General Osório às 14h - Ipanema
Sábado 26 - Brasil - Concentração no Parque dos Patins às 16h - Lagoa
Domingo 27 - Empolga às 9 - Concentração no Posto 9 às 16h - Ipanema
Domingo 27 - Suvaco do Cristo - Concentração na Rua Jardim Botânicos às 09h - Jd. Botânico
Domingo 27 - Chora Me Liga - Concentração na Avenida Delfim Moreira às 10h - Leblon