A PUC-Rio realizou na quarta-feira, 18 de maio, o seminário Falhas e Brechas da Justiça: como evitar a impunidade dos crimes contra a Imprensa. Participaram da mesa o diretor de Liberdade de Imprensa e Informação e do Instituto de Imprensa da SIP, Ricardo Trotti, o diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernando Matos, a Procuradora Regional da República, Janice Ascari, a Promotora de Justiça do Rio de Janeiro, Viviane Tavares Henriques, e o jornalista Marcel Leal.
O evento começou com a exibição do vídeo "Jornalismo de risco no Brasil", dirigido por Guillermo Planel. O diretor abordou o perigos de exercer a profissão de jornalista dentro de um contexto violento. Logo após a exibição do vídeo houve um debate com Guillermo e os temas abordados foram as UPP's. tráfico de drogas e armamento na cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo do seminário é discutir brechas, recursos e artigos das leis que facilitam a impunidade dos crimes contra a imprensa e dificultam o direito à informação. O encontro foi promovido em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo(ABRAJI) e a Sociedade Interamericano de Imprensa.
Créditos: Mesa de Corte: Joel Souza e Juliana Gontijo; Mesa de Áudio: Louise Negri e Jéssica Quadros; Câmeras: Alice Ferman e Mariana Montenegro; Produção: Camilla Siqueira, Afra de Souza e Simão Pedro; Responsáveis: Flávia Dias e Emylin Lobo.