Gil Castello Branco, jornalista, apontou caminhos para os alunos que pretendem trabalhar com o jornalismo investigativo. Além de mostrar a importância da transparência dos gastos públicos, ele apresentou os programas em prática que visam mudar esse quadro e combater a corrupção no Brasil.
O jornalista apresentou o trabalho da ONG Contas Abertas. Ele é fundador do site, que tem como objetivo estimular a fiscalização dos gastos públicos. Alertou, ainda, que informações sobre as contas públicas estão disponíveis para todos. Através de pesquisas feitas por jornalistas em sites como este, muitos escândalos políticos chegaram ao conhecimento da sociedade.
Após expor o assunto, o palestrante ministrou um debate, no qual tirou dúvidas dos estudantes sobre o exercício da função de jornalista de forma ética e ativa.
Créditos: Câmeras: Stephania Imperia, Alice Ferman, Juliana Gontijo e Jéssica Quadros; Mesa de Corte: Felipe Ayala e Simão Pedro Santos; Mesa de Aúdio: Guilerme Rezende e Joel Souza; Produção: Camilla Siqueira e Rafael Lima; Transmissão ao vivo: Luis Gustavo Ortiz e Emylin Lobo.