Pela primeira vez em 52 anos, foi ministrada a aula magna da Escola Médica de pós-graduação da PUC-Rio. Proferida pelo Pe. Jesús Hortal Sanchéz S.J., reitor da PUC-Rio, a aula teve como convidados à mesa o Pe. Josafá Siqueira, vice-reitor, Prof. Augusto Sampaio, vice-reitor Comunitário, Pe. Francisco Ivern, vice-reitor para Desenvolvimento e o Prof. Hilton Koch, decano do Centro de Ciências Biológicas e de Medicina.
O Padre Reitor falou sobre doenças, curas e médicos e usou a Bíblia para discursar sobre a medicina como, por exemplo: as primeiras doenças e epidemias acometidas ao povo, como a lepra, registradas no Antigo Testamento, quando a fé era a medicina. "A primeira vez que se fala de doenças na Bíblia é no livro de Êxodo, quando Deus manda as pragas para castigar o povo. E nesse tempo não há médicos". A concepção bíblica de doença foi evoluindo, como no Novo Testamento, quando aparecem registros de médicos que curavam por meios naturais e também das curas feitas por Jesus e seus apóstolos através do poder divino.“Peca na presença do Senhor quem não se submete ao tratamento do médico.” “O Senhor faz sair da terra os medicamentos, e o homem sensato não o rejeita.” disse o reitor ao falar sobre o conselho bíblico em prol da medicina.
A palestra foi finalizada pelo Prof Hilton Koch, que entregou, em nome da comunidade da Escola Médica, uma placa de agradecimento e reconhecimento ao Padre Reitor Jesús Hortal.
A Escola Médica de Pós-Graduação oferece 37 cursos, conta com cerca de 250 alunos.
Créditos: Mesa de corte: Luiza Tavares; Mesa de aúdio: Gabriela Viana; Câmeras: Lívia Lacerda e Cintya Obiler; Produção: Flávia Marcondes; Transmissão ao vivo: Rafael Caetano e Flávia Dias.