Evandro Lima Rodrigues - Do Portal
14/04/2010Uma parceria entre PUC-Rio e governo estadual criou o maior portal de ensino profissionalizante do país. Inaugurado em março, no Espaço Criança Esperança, no Pavão-Pavãozinho e no Complexo Esportivo da Rocinha, o portal vai oferecer cursos online, como de operador de telemarketing, e semipresenciais, como de eletricista predial. Um cadastro para banco de empregos também estará disponível. Em transmissão por videoconferência, o governador Sérgio Cabral ressaltou “a assessoria da PUC junto ao governo para oferecer oportunidades”. Na Rocinha, o reitor da universidade, padre Jesús Hortal S.J., observou: “A união entre o poder público e privado trouxe um grande benefício às comunidades”.
O lançamento do portal coincidiu com a implantação da internet gratuita sem fio no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e em parte da Rocinha. O programa, que já atende o Morro Santa Marta e a Cidade de Deus, permitirá às comunidades acesso exclusivo ao portal. Em princípio, 15 mil pessoas serão atendidas por ano. Com a abertura à população em geral, o atendimento saltará para 60 mil, estimou o governador. Para Cabral, a implantação do portal é uma “revolução” nas comunidades carentes possibilitada pelo suporte tecnológico da PUC-Rio:
– É uma garantia de qualidade de uma universidade que sempre esteve a serviço das populações menos favorecidas.
No portal serão oferecidos cursos exclusivamente online, como auxiliar de escritório e operador de telemarketing. Outros cursos, como montagem e manutenção de computadores e bombeiro, terão duas partes: online e presencial. O usuário poderá ainda se cadastrar em sites de vagas de emprego ou buscar informações sobre montagem de negócio próprio. Para o reitor, a novidade reforça o compromisso da instituição em "multiplicar forças pelo bem comum".
– Estaremos onde precisarem de nossa atuação.
O professor Nilton Gamba Junior (foto), do Departamento de Arte e Design da PUC-Rio, ressaltou a parceria entre os departamentos de Arte, Comunicação e Informática na elaboração do portal. Segundo ele, o resultado foi "uma página na internet sofisticada que alia serviço público com uma função tutorial". Neste esforço pedagógico, foi criada uma personagem para dar dicas ao usuário.
– Ela é uma professora que tem a intenção de popularizar o acesso. Fala a linguagem da comunidade – explicou.
Quem buscar informações no site encontrará a professora virtual Linete em três versões: num vídeo indicando os caminhos para acessar conteúdos; em fotos com balões informativos; e respondendo e-mail do usuário. Gamba Junior contou que o nome da personagem foi escolhido numa referência ao seu ambiente de trabalho: a internet.
– Escolhemos o nome "Linete" pela proximidade sonora com o termo mais usado na atualidade: internet, que tem tudo a ver com o espaço em que ela está inserida.
Universidades como a UERJ, UFF e UFRJ também estão envolvidas no projeto. Oferecendo suporte acadêmico, auxiliarão a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado (Faetec) no conteúdo do portal.
Morador do Pavão-Pavãzinho, Paulo Sergio de Melo enxerga a perspectiva de qualificação e crescimento profissionais. Como monitor de informática da comunidade, auxilia moradores a usar a rede. Pretende usar a internet gratuita e agora o portal para melhorar a carreira:
– Quero fazer o curso de informática e viver dele – planeja.
PUC e Governo do Estado inauguram Portal em comunidades do Rio
Portal do programa Rio Estado Digital é inaugurado
Legado olímpico exige mais atenção social, alertam analistas
Miguel Couto: no balcão da emergência, um retrato do Rio
Rio 2016: tecnologia e novos usos para preservar arquitetura
"Gostamos de gente, e de contar histórias"