O professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Luiz Cláudio da Costa, ministrou a décima quinta aula do curso de Panorama do Cinema Francês na quarta-feira, 09 de dezembro.
Ele apresentou uma visão geral da vida e obra da cineasta e escritora Marguerite Duras. Ela escreveu 54 livros e realizou 21 filmes. O professor exibiu o longa “India Song” (1973), uma adaptação da obra “O vice-cônsul” (1965), destacando a personagem Anne-Marie Stretter e a Mendiga.
Luiz Cláudio da Costa fez uma leitura do filme como um fragmento de histórias que se entrelaçam e ressaltou a importância das vozes para a narrativa. Atentou para a impossibilidade de julgar as atitudes dos personagens como uma das principais características da obra de Duras.
As aulas de Panorama do Cinema Francês acontecem todas as terças-feiras, de 14h às 18h, na PUC-Rio, e são fruto de uma parceria entre a PUC, UFF, UFRJ e UERJ.
Créditos: Mesa de corte: Joel Souza e Lucas Soldati; Mesa de áudio: Louise Negri e Ana Luisa Amaral; Câmeras: Isis Barboza, Marcelo Scofield, Mariana Montenegro e Francisco Gomes; Produção: Débora Margem; Transmissão ao vivo: Lis Brum e Luiza Canetti.