Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 2025


Cidade

Agendas da Pastoral vão ajudar a Fazenda Esperança

Glaucia Marinho - Do Portal

07/12/2007

Estão à venda na Pastoral Anchieta as agendas 2008 da Fazenda Esperança, uma comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos. A agenda foi inteiramente confeccionada com material reciclado, idéia que surgiu com a Campanha da Fraternidade 2007, que teve a Amazônia como tema. Embora a procura ainda seja baixa, a previsão da pastoral é vender todas as agendas.


Fundada em 1964, o projeto é fruto da ação de um grupo de católicos da igreja de Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá, interior da São Paulo, e foi prestigiado com a visita do papa Bento XVI na sua vinda ao Brasil em maio desse ano. Tudo começou em 1983, quando um jovem paroquiano aproximou-se de uma boca-de-fumo perto da sua casa para pregar a palavra de Deus. Daí surgiram os primeiros pedidos de ajuda para se livrarem do vício das drogas.


Com a aproximação do grupo católico e o desejo dos dependentes químicos abandonarem o vicio, começou a terapia sem medicamentos. O grupo decidiu formar uma comunidade, morar juntos, sobreviver do trabalho como auto-sustento, tudo sob a orientação de um pároco. A paróquia ajudou a construir a casa em um terreno doado. O sucesso obtido na recuperação dos jovens fez com que a Fazenda da Esperança crescesse, e hoje chega a 32 unidades no Brasil e nove no exterior, em países como, Alemanha, Rússia e Moçambique. O dinheiro arrecadado com a agendas vendidas pela Pastoral Anchieta vão para a Fazenda Esperança Nossa Senhora de Lourdes, em Guapimirim, Rio de Janeiro.


No Brasil existem pelo menos duas mil pessoas assistidas pelo projeto. Nas diferentes sedes do Fazenda Esperança o tratamento tem duração de um ano, durante o qual o interno recebe alimentação, medicamentos e assistência médica. Todo o tratamento é gratuito. O contato com a família começa a partir do terceiro mês de internação. A idade de internação é entre 15 e 45 anos. Homens e mulheres ficam em casas separadas. Produzem material de limpeza, massas e peças de madeira. Tudo é vendido e o dinheiro vai para o próprio sustento.


O método terapêutico recupera os jovens através da convivência, trabalho e prática cristãs. O trabalho desenvolvido pela Fazenda da Esperança tem base no carisma da pobreza dos Franciscanos e o carisma da unidade do movimento dos Focolares, um movimento ecumênico cristão, nascido durante a Segunda Guerra Mundial, em Trento, na Itália.