A PUC recebeu Fernando Ávila, medalha de prata em Los Angeles, 1984 e Jaqueline Silva, medalha de ouro em Atlanta 1996, na quarta-feira, 4 de novembro. Os ex-jogadores de vôlei palestraram sobre a relação do atleta com o Marketing e a Propaganda no II Seminário de Comunicação e Esporte: A construção do ídolo
A abertura da palestra ficou com os alunos de Comunicação Social da PUC Carlos Gustavo, Mariana Bonfim e Thiago Moura. Eles apresentaram os resultados de suas pesquisas na área de Comunicação e Esporte. Entre os pontos citados se destacam o atleta como herói, a imagem do ídolo, tempo e momento de êxito esportivo e as promessas no esporte.
Jaqueline Silva destacou que a construção do ídolo hoje ocorre em um período curto, por isso é fundamental que ele saiba manter sua imagem pública. “O atleta tem que ser uma coisa completa”. A esportista acredita que as Olimpíadas seja um incentivo a melhoria em vários aspectos para o esporte brasileiro.
Para Fernando Ávila é importante resgatar as dificuldades sofridas por sua geração ainda na década de 1970 para entendermos os dias atuais por que passa o esporte. Segundo ele a virada na situação começou no inicio da década de 1980, mas a situação dos clubes formadores de atletas hoje é precária. “é preciso massificar o esporte com qualidade”. Uma boa solução, segundo os palestrantes, seria investir no esporte universitário.