A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro promoveu, na sexta-feira, 30 de outubro, o último dia de debates do Seminário Cinema e Tolerância Religiosa. Estiveram presentes os professores Miguel Pereira (PUC), Fernando Ferreira (PUC), João Luis Vieira (UFF) e Lina Boff (PUC). O encontro teve a mediação da diretora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Angeluccia Habert.
No debate, Fernando Ferreira salientou a dificuldade de encontrar títulos que falem explicitamente da tolerância religiosa, já que grande parte da produção trata a questão como espetáculo ou sentimentalismo. O professor e pesquisador da UFF João Luís Vieira falou sobre seu Ensaio “Corpo e Imagem: A Pedagogia dos Sentidos”. Para ilustrar a palestra, ele exibiu um trecho do filme Tammy and the Doctor (1963). Miguel Pereira destacou quatro pontos: o que é o sagrado, religião, o cinema e a tolerância como cultura. Já Lina Boff destacou que o fundamentalismo presente nas grandes religiões pode ser base da intolerância religiosa.
Os cineastas Geraldo Sarno, João Moreira Salles e Eduardo Coutinho foram homenageados no final do evento, em agradecimento por seus filmes sobre religião.
Créditos Mesa de Corte: Alice Ferman; Mesa de Áudio: Jéssica Quadros; Câmeras: Jéssica Weiss, Juliana Gontijo, Lívia Lacerda;. Produção: Maria Vitória; Transmissão: Luís Gustavo Ortiz e Rafael Caetano.