A palestra Tolerância Religiosa no Brasil abriu o quarto dia do evento Cinema e Tolerância Religiosa: Uma Reflexão Contemporânea na PUC-Rio na quinta-feira, 29 de outubro. O Padre Francisco Ivern Simó, da PUC, e o representante da TV Globo Luis Erlanger abriram o encontro. As palestras foram ministradas pelas professoras Maria Clara Bingemer (PUC) e Silvia Fernandes (UFRJ), o Frei Volney José Berkenbrock (UFJF) e o Padre Elias Wolff (ITESC-CNBB). O seminário foi mediado pelo professor Cesar Romero Jacob (PUC).
Pe. Wolff destacou três aspectos fundamentais para a tolerância religiosa: o jurídico, o pluralismo dentro do contexto da globalização e o conceito de tolerância. Frei Berkenbrock abordou sua experiência na pesquisa e no diálogo junto ao candomblé. Silvia Fernandes expôs a questão do ponto de vista sociológico dentro do fenômeno religioso. Maria Clara Bingemer citou o filme “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes, para ilustrar sua abordagem da tolerância religiosa com base em textos bíblicos.
Créditos: Mesa de Corte: Alice Ferman; Mesa de Áudio: Camilla Siqueira; Câmeras: Jéssica Weiss, Juliana Gontijo e Jéssica Quadros; Produção: Maria Vitória e Bianca Delucia; Transmissão ao vivo: Luis Gustavo Ortiz e Rafael Caetano.