Pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP revela que 445 pessoas com mais de 75 anos morrem por ano na cidade de São Paulo devido a problemas respiratórios causados por poluentes presentes na fumaça dos carros. Com o meio ambiente em crise, a solução é buscar medidas sustentáveis para o transporte urbano. No Rio de Janeiro, a Prefeitura criou o Samba (Solução Alternativa para Mobilidade por Bicicletas de Aluguel). Este sistema possui diferentes estações pelos bairros da cidade. A novidade finalmente chegou à Gávea na semana passada. Estão em operação terminais na Praça Santos Dumont e perto do Planetário.
O aluguel de bicicletas já é utilizado em vários países da Europa com objetivo de diminuir as emissões de carbono e melhorar a fluidez do trânsito. Para o estudante de Publicidade da ESPM Guilherme Sá Fortes, a bicicleta pode ser até mesmo um dos meios de transporte para as Olimpíadas de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro.
- Se o governo investir em ciclovias e incentivar o hábito de usar a bicicleta para pequenos percursos, pode ser que em 2016 ele esteja na rotina do carioca.
Além de ser uma solução ecológica, a bicicleta é uma maneira saudável de praticar exercícios. No Samba, as disponíveis têm suporte para artigos pessoais, buzina tipo campainha, sinalização refletiva e espelho retrovisor. As estações contam com painel para exibição de informações, como mapa de localização e instruções de uso, além de sistema de alimentação por energia solar.
Para a estudante de Cinema da PUC-Rio Mariana Ribeiro, o uso das bicicletas é benéfico para o meio ambiente e também pode ajudar a desobstruir o trânsito.
- Se eu morasse perto da PUC, certamente iria de bicicleta. O único problema que vejo em relação a isso é o suor. Teria que existir locais para as pessoas tomarem banho depois de pedalar. Outro fator que acho relevante é a segurança. Um acidente entre uma bicicleta e um pedestre é menos grave do que entre um carro e uma pessoa.
No livro Mundo Sustentável - Abrindo um espaço na mídia para um planeta em transformação, o professor de Comunicação e Meio Ambiente da PUC-Rio André Trigueiro ressalta que é preciso buscar saídas para a situação do meio ambiente. Uma delas é a expansão da malha cicloviária, permitindo o acesso ao trabalho por meio da bicicleta, com infra-estrutura para banho e bicicletários.
Para utilizar as bicicletas do Samba, é necessário fazer um cadastro online. É possível comprar passes válidos por períodos que variam entre um dia e um ano. Este último está sendo vendido por um preço promocional de R$ 100, equivalente a menos de R$ 0,30 por dia. O pacote permite realizar viagens de até 30 minutos. Além desse limite, é cobrada uma taxa extra. Assim que o usuário devolver uma bicicleta, pode alugar outra.