Rafael é um garoto de quinze anos como muitos outros. Sua vida começa a mudar depois que recebe de presente um skate da namorada. Essa é a história do filme O Coração às vezes para de bater, baseado no livro de mesmo nome da escritora Adriana Lisboa, dirigido pela ex-aluna da PUC-Rio Maria Camargo. Estreante no mundo dos diretores, Maria terá seu curta-metragem exibido no Festival do Rio, no próximo domingo, 4 de outubro, no Odeon Petrobras.
O projeto do filme começou ainda na universidade. A tarefa de apresentar um roteiro foi facilmente cumprida por Maria.
- Eu já tinha experiência em escrever roteiros, mas tive a oportunidade de exercer a função de diretora no curso de Cinema da PUC. Foi um processo rápido. Apresentei minha proposta e logo foi aceita.
Segundo ela, ter o filme exibido no Festival do Rio é uma oportunidade única.
- Me inscrevi às pressas e foi uma surpresa saber que o meu curta havia sido escolhido. Isso já é um prêmio para mim. É muito gratificante ver meu filme sendo exibido em minha cidade-natal. Tem um gosto especial – declara.
Sobre o mercado cinematográfico no país, Maria afirma haver dificuldades, tanto para profissionais já conhecidos, como para iniciantes.
- No Brasil, é difícil fazer cinema. Temos que lutar muito. Quem está começando precisa investir pesado para que o projeto saia do papel. Quando surgem patrocínios, fica mais fácil, mas há outras burocracias que precisam ser cumpridas. No meu caso, a universidade investiu no projeto, mas também tive que usar recursos próprios – comenta.
Este ano, Maria também publicou o livro O Medo e o Mar, pela Editora Companhia das Letras. Atualmente, ela está terminando o processo de edição do documentário Se meu pai fosse pedra. Seu próximo projeto é dirigir um longa baseado no livro A distância das coisas, que ficou entre os três melhores no Prêmio Jabuti deste ano, do escritor Flávio Carneiro.
Programação
Odeon Pretrobras
Endereço: Praça Floriano, 7 – Centro, Rio de Janeiro - RJ.
Telefone: 2240-1093
Domingo (04/10) – 21h45min.
Segunda (05/10) – 13h.
Estação Vivo Gávea
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52 - 4º andar – Gávea, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 3875 3011
Terça- Feira (06/10) – 15h40min.
Terça-feira (06/10) – 22h10min.
'O coração às vezes para de bater' está no Festival do Rio
'O Mambembe': novo musical de Rubens Lima Jr
Rio recebe marcos da paisagem paulistana
Agência Pública vai abrir centro de jornalismo
Documentarista reúne teoria e prática em curso