O comportamento humano é um elemento comum em todos os livros organizados pela decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer. O futuro da autonomia: uma sociedade de indivíduos, Simone Weil e o encontro entre as culturas e Bem e mal em Guimarães Rosa foram lançados este ano pela editora da universidade.
O livro O futuro da autonomia: uma sociedade de indivíduos?, fruto de um seminário internacional realizado há dois anos, analisa os paradoxos da caótica sociedade atual. Simone Weil e o encontro entre as culturas conta a história de uma filósofa engajada nas causas sociais do mundo. E, por último, em Bem e mal em Guimarães Rosa, os autores convidam o leitor a refletir sobre a angústia humana, gerada pela necessidade de tomar decisões éticas.
Segunda a professora, a discussão sobre o papel e as especificidades do ser humano é um tema de grande importância e ponto comum entre as três obras.
- Em alguns livros, uso a reflexão das ciências humanas com a filosofia. Em outros, com a teologia. São as ciências humanas dialogando entre si. Tudo que é humano não pode parecer estranho a mim.
Maria Clara destacou a dificuldade de publicar coletâneas. De acordo com ela, as editoras são muito resistentes ao formato, o que é incompatível com a atual era da transdisciplinaridade. Mesmo com as dificuldades de organizar colocar no mercado seus livros, a professora não esconde o desejo de publicar mais obras.
- Estou sempre escrevendo alguma coisa. Meu próximo plano é editar o simpósio Narrar Deus numa Sociedade Pós-Metafísica e o colóquio sobre Simone Weil, ambos realizados na PUC-Rio.