Os filósofos: Clássicos da filosofia, Org.: Rossano Pecoraro
Filosofia não é mais sinônimo de tema complexo e incompreensível. Não é à toa que, na Bienal do Livro deste ano, os livros filosóficos ganharam mais espaço nas prateleiras. O coordenador executivo do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, Rossano Pecoraro, garante que a produção de obras sobre o assunto vem crescendo no Brasil.
Para Pecoraro, a feira de livros proporciona uma visibilidade maior à produção sobre filosofia no país e dá oportunidade a diversos tipos de leitores de terem acesso a inúmeros pensamentos.
- Para além da moda que a filosofia virou de um tempo para cá, os livros têm espaço maior por serem bons. Em eventos como a Bienal, eles têm a chance de serem divulgados para um público mais amplo.
Segundo o coordenador, o sucesso crescente desse tipo de produção deve-se a diversos fatores.
- Nessa área, os livros melhoraram muito nos últimos dez anos, tanto em qualidade como em quantidade. Isso é um fenômeno impressionante para o meio filosófico no Brasil. Muitos pesquisadores e estudiosos estão se dedicando à filosofia. Hoje, há, também, boas traduções de clássicos e livros comentados, que são importantes fontes para leitores e especialistas – afirma.
Falar às pessoas de forma clara é uma maneira de atrair o público que ainda não conhece a filosofia.
- Acredito que a linguagem deve ser acessível, não obscura. As pessoas que escrevem de forma confusa não têm nada a dizer e só afastam o leitor. O modo como o filósofo fala precisa ser claro, mas sem abrir mão do rigor e de uma terminologia que é própria da filosofia. Nada que não seja compreensível para o receptor – explica.
Pecoraro é organizador da coleção Os filósofos – Clássicos da filosofia, uma introdução à filosofia ocidental em três volumes. Para concretizar esse projeto, o italiano reuniu renomados especialistas brasileiros que escreveram ensaios sobre os principais pensadores clássicos. O autor tem outros dois livros, Filosofia Contemporânea: Niilismo, Política, Estética e Niilismo e (Pós) Modernidade - Introdução ao "pensamento fraco" de Gianni Vattimo, ambos publicados pela Editora PUC-Rio.