O multiculturalismo como fenômeno que explica a prática pedagógica. Com este tema em pauta, centenas de professores e pós-graduandos em Educação lotaram o auditório do RDC, na segunda-feira, 17. O seminário Direitos Humanos e Diversidade: Desafios e Pressupostos para a Educação Intercultural foi organizado pelo professor Marcelo Andrade, do Departamento de Educação da PUC-Rio. Conceitos como identidade, cultura e igualdade foram debatidos por profissionais da área. No fim do encontro, houve o lançamento de cinco livros, com produção do Grupo de Estudos sobre o Cotidiano, Educação e Cultura(s), o GECEC, que Andrade integra.
Dois painéis foram apresentados. No primeiro, o professor da Universidade Católica de Petrópolis Antônio Flávio Moreira caracterizou uma conhecida iniciativa paulista de acesso à cultura, a Virada Cultural. Segundo ele, esta oferta gratuita possibilita novas vivências, conhecimentos e oportunidades. No entanto, ela pode não ser completamente eficaz.
- Será que um evento tão longo é capaz de promover uma virada cultural realmente duradoura? – questiona.
Para discutir o tema da resistência igualitária, o professor do Departamento de Educação da PUC-Rio Leandro Konder entrou no campo do liberalismo e da democracia. Segundo ele, a área passa por uma crise.
O tema Direitos Humanos, Cidadania e Prática Pedagógica foi tratado por Ralph Baunell e Vera Maria Candau, da PUC-Rio, e Aída Monteiro, da Universidade Federal de Pernambuco.
No coquetel de lançamento dos livros do GECEC, o público pôde ter contato com abordagens como a perspectiva intercultural, a democracia e a educação.