Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 2025


Cidade

Operação da PM causa tiroteio na Rocinha

Bianca Baptista e Clarissa Pains - Do Portal

07/08/2009

Por volta das 5h desta sexta-feira, a Rocinha foi surpreendida com mais uma operação realizada pela Polícia Militar. Logo na chegada, os bandidos soltaram muitos fogos e iniciou-se uma intensa troca de tiros. Cerca de 250 policias do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) juntamente com alguns do 23º Batalhão (Leblon) comandaram a ação que contou com dois carros blindados, conhecidos como “caveirões”, e dois helicópteros. Os trabalhos foram concentrados na parte alta do morro.

O objetivo da ação era encontrar o esconderijo de traficantes e drogas, e investigar a possível existência de um cemitério clandestino, onde poderia estar enterrado o corpo da engenheira Patrícia Franco, desaparecida desde junho do ano passado, após um suposto acidente na Autoestrada Lagoa-Barra.

Como resultado, foram encontradas cerca de meia tonelada de maconha, cocaína ainda não contabilizada, armas, munição e uma espada ninja. Segundo policiais, esta última seria utilizada como instrumento de tortura. Foram descobertos também dois acampamentos onde os criminosos se escondiam. Policiais prenderam três homens, um de nacionalidade argentina. Os detidos foram levados para a 15ª DP, na Gávea. Até o momento, não há informação de feridos.

O comércio foi parcialmente fechado e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) interrompidas, dispensando do trabalho 700 operários. A estrada da Gávea ficou fechada por alguns minutos e, de acordo com a CET-Rio, houve retenção na Autoestrada Lagoa-Barra.