Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 2025


Cultura

A periferia com uma câmera na mão

Luigi Ferrarese - Do Portal

30/06/2009

Divulgação

O CineCufa, festival organizado pela Central Única das Favelas, chega à sua terceira edição. A entidade busca promover filmes realizados por moradores e legítimos representantes de favelas, para que essas comunidades possam ter sua própria voz. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) organiza debates e workshops e exibe uma média de quatro sessões diárias, de 30 de junho a 9 de julho, exceto às segundas-feiras. Uma mostra itinerante passa por Nova Iguaçu, Madureira, Queimados, Cidade de Deus e Complexo do Alemão.

O ponto principal do festival é que as obras sejam guiadas por uma ótica própria das comunidades retratadas. Não apenas produções brasileiras estão incluídas na mostra, mas também de periferias estrangeiras, da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos. A duração e o formato dos filmes são livres. A retirada de senhas é realizada a partir de uma hora antes de cada sessão.

A última exibição do festival, às 18 horas do dia 9, homenageará o Kourtrajmé, um grupo de artistas do subúrbio de Paris. Formado por diretores, atores, músicos, cantores, bailarinos e artistas gráficos, ficou famoso com o registro dos conflitos entre jovens e a polícia no bairro de Clichy Montfermeil.