O Workshop Internacional aproximou a América Latina de temas como urbanismo e habitação. Alunos da Colômbia, do Equador e do México vieram ao Brasil para aulas com docentes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, nesta segunda, 29. O professor Luiz Madeira destacou falhas em programas de habitação como o Favela Bairro. O evento também contou com a participação dos educadores Maria Fernanda Lemos e Marcelo Bezerra.
Alguns problemas e desafios verificados no desenvolvimento do projeto e da implantação das obras do programa Favela Bairro foram a violência como obstáculo e risco à ação; o levantamento de campo como estratégia de guerra; e a topografia de um espaço tão denso e irregular.
Estes e outros problemas levaram Luiz Madeira à seguinte conclusão:
- O programa não se sustenta sozinho, porque não há políticas associadas. Ele teria que ser uma dentre muitas estratégias de habitação do governo.
Para ele, a iniciativa é falha por não apresentar uma integração efetiva entre a intervenção urbanística e a de projetos sociais que buscam promover uma transformação da sociedade local.
Como forma de dar continuidade ao debate sobre políticas de habitação, será realizado um ciclo de palestras, de terça, 30, à sexta-feira, 3, sempre das 18 às 21 horas.