Fernanda Ralile - Do Portal
14/11/2007Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo
Quem veio?
José Lavigne, carioca, diretor do programa “Casseta & Planeta Urgente!”.
Por que veio?
Palestrar no seminário “Estética: encontro entre TV e cinema nas minisséries da TV Globo”. Contou sobre sua experiência no cinema ao produzir os dois filmes dos Cassetas e falou do processo de produção do programa humorístico semanal.
Onde foi?
Na PUC-Rio, 29 de março de 2007.
Melhores momentos
“A gente criou o programa em cima dessa idéia do jornalismo, em que as coisas vão acontecendo e mudando toda semana. Mas a gente não sabia, na época, que essa atualização do programa seria na verdade o seu grande truque.”
“Várias pessoas diziam assim: ‘Ah! Isso não vai dar certo, não dura mais que um ano!’. E a gente também achava isso, mas só o fato de ter conseguido fazer o programa, pra gente já era legal.”
“A expectativa que se criou do público em relação ao que vai acontecer, como vamos falar daquilo que rolou durante a semana, eu considero isso a parte mais forte do programa. Nós começamos brincando e hoje levamos a sério. Isso é, realmente, o que segura o ibope, o que leva as pessoas a assistirem ao programa.”
“Uma das coisas que diferencia o cinema da televisão é a rapidez com que você tem que fazer as coisas. Isso gera um tipo de adrenalina que só a TV permite. A brincadeira da TV no seu máximo é quando você está lá editando, gerando por satélite, mexendo meio mundo por uma coisa totalmente descartável, que no dia seguinte não vale mais nada!”
“Se você vai partir para uma transposição ou para uma adaptação, seja de um livro ou de um programa, tem que ser aquilo que você está a fim de fazer. Não existe uma fórmula. Eu sou a favor de você correr o maior risco possível, ainda mais na escola. Pois, depois daqui, onde você vai ter oportunidade de correr esse risco?”
“Então é isso. Recomendo que comprem o DVD dos Cassetas para ver se eu consigo ganhar algum dinheiro. Como eu disse, dinheiro é muito importante! Não esqueçam nunca desse detalhe!”
“Quem escolhe o filme é a namorada, o homem só acompanha. Você pode até sugerir, mas quem leva é a mulher.”
Uma palavrinha a mais
– Qual é a melhor coisa de se trabalhar no “Casseta & Planeta Urgente!”? O que dá mais prazer em fazer o programa? O que me dá mais prazer?
– É a urgência. É pegar o texto na quinta e exibir na terça aquele texto que eu acabei de ler, que eu acabei de fazer.
Essência do Casseta & Planeta vem do teatro de revista, afirma diretor
'O Mambembe': novo musical de Rubens Lima Jr
Rio recebe marcos da paisagem paulistana
Agência Pública vai abrir centro de jornalismo
Documentarista reúne teoria e prática em curso