A peça O Alienista, na qual atuam alunos de Comunicação Social e de Relações Internacionais da PUC-Rio, foi a vencedora do prêmio Arlequim, no VII Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro. A Incrível Companhia de Artes e Entretenimentos do Senhor Cosme concorreu com 11 peças e desbancou as favoritas Boca de Ouro e Anne Frank - O Musical. Cerca de 300 espectadores assistiram à premiação no Teatro Princesa Isabel, em Copacabana, na noite desta terça-feira, 9 de junho. Para a atriz Marcela Capobianco, estudante de Comunicação, o prêmio foi uma surpresa:
– Não esperava que a peça ganhasse o grande prêmio logo na primeira vez em que nos apresentamos em um festival. Foi maravilhoso.
Dos 11 prêmios a que concorreram, a companhia levou cinco: direção (Eduardo Vaccari), melhor produção, melhor texto adaptado, melhor espetáculo e melhor atriz coadjuvante (Luisa Phebo). Houve indicações também para as categorias de melhor figurino e melhor ator coadjuvante (Victor Rosa).
A produtora e atriz Rakel Cogliatti ressalta a importância de ser premiada em um grande festival.
– O prêmio é superimportante para nós iniciantes. Serve como estímulo, um impulso para melhorarmos sempre, sem contar que valoriza o currículo e qualifica o nosso trabalho.
O prêmio de melhor espetáculo dá direito a um mês em cartaz no mesmo Teatro Princesa Isabel, às quartas e quintas-feiras. Segundo Marcela, "agora o maior desafio é ver a sala cheia".
– Estamos muito felizes com a premiação, mas sabemos que não será fácil lotar uma sala de teatro durante a semana.
O espetáculo é uma adaptação da obra homônima de Machado de Assis, que tem como tema a loucura e a sanidade e critica o cientificismo do século XIX. A escolha da peça foi uma homenagem ao centenário do escritor (2008) e ao bairro de sua origem (Cosme Velho) e da própria Companhia.
O grupo começa a pensar no próximo espetáculo, para estrear ainda este ano, adianta a produtora Rakel Cogliatti:
– Queremos montar outra peça para que possamos ter duas diferentes em cartaz.