Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 2025


Cultura

Uma incursão no universo rodriguiano

Bruna Santamarina - Do Portal

15/06/2009

Nelson Rodrigues transformava tragédia em arte, em poesia. Ele aproveitava sua vida acidentada para criar. Assim o diretor Daniel Herz abriu debate sobre o dramaturgo, escritor, jornalista. A convite da professora Pina Coco, do Departamento de Letras, Herz esteve dia 9 de junho na PUC-Rio, para a Jornada Programa de Educação Tutorial de Letras (PET-Let). Um grupo de bolsistas apresentou adaptação do conto O decote, do livro A vida como ela é..., de Nelson Rodrigues, na sala 278-L.

Autor e jornalista notável, Nelson Rodrigues é fonte inesgotável de inspiração, lembrou Daniel Herz aos alunos que assistiam ao debate no mini-auditório do RDC:

– Se estiver sem saber sobre o que escrever, mergulhe em sua própria angústia. Nelson Rodrigues usou sua própria vida problemática e a transformou em arte. Ele é emblemático, contundente. No meio do horror, cria poesia. A conversa sobre Nelson é muito boa, pois um ator tem que saber se apropriar da palavra.

Realizada anualmente, a Jornada PET-Let escolheu abordar Nelson Rodrigues devido à grandeza do legado deste grande nome da literatura brasileira. Segundo Pina Coco, o curso de Artes Cênicas, recém-criado na PUC-Rio, também se beneficia da iniciativa:

– Nelson Rodrigues inicia o teatro na literatura brasileira. Escolhi falar sobre ele porque raramente o teatro é trabalhado no curso de Letras e também para aproveitar os alunos do curso de Artes Cênicas. A literatura de Nelson é minha paixão e meu objeto de estudo por muitos anos – justifica a professora.