Durante a produção de Apenas o fim, ano passado, o estudante de Cinema da PUC-Rio Matheus Souza disse, brincando, que esperava chegar ao Festival de Cannes. Embora a previsão não tenha se consumado, o trabalho do diretor iniciante reafirmou a possibilidade de um filme com baixo orçamento – ajudado por uma rifa de uísque – conquistar críticos e platéias mundo afora. Depois de arrematar prêmios no Festival do Rio 2008 (Melhor Filme do Júri Popular e Menção Honrosa do Júri Oficial), na 32ª Mostra de São Paulo (Melhor Filme do Júri Popular) e participar de festivais na Holanda e nos Estados Unidos, o filme chega ao circuito nacional, com pré-estreias todos os dias a partir desta sexta-feira (29), às 20h30, no Estação Vivo Gávea, e dia 5 de junho, no Cine Odeon; e estreia no dia 12 de junho.
Rodado exclusivamente no campus da PUC-Rio, a película conta, de maneira bem-humorada, a última hora do relacionamento entre Adriana (Érica Mader) e Antônio (Gregório Duvivier). Uma história prosaica que coleciona festivais estrangeiros. França, Cracóvia e Nova York serão os próximos. A carreira internacional de Apenas o fim aumenta a ansiedade com a qual Matheus, de 21 anos, aguarda a estreia em grande circuito:
- Invento várias coisas para fazer ao mesmo tempo para tentar me distrair - conta o jovem diretor - Quando o filme foi exibido no Festival do Rio, no ano passado, o clima era de festa, pois foi uma exibição. Agora, o filme chega ao grande público. Fico na expectativa de saber se as pessoas vão gostar, quantas semanas ficará em cartaz, se fará sucesso, se será bem recebido pelos críticos. Essa semana fui ao cinema e vi trailer, banner, pôster, tudo do filme... O rapaz da bilheteria me reconheceu, é tudo surreal. Há 10 anos leio o Rio Show (guia de programação do O Globo) e hoje terá um tijolinho sobre o meu filme lá. É uma sensação inacreditável.
A mudança que Apenas o fim produziu na vida de Matheus ultrapassa as fronteiras do reconhecimento na bilhereria carioca. "Por meio do filme, saí do Brasil pela primeira vez e conheci vários países", vibra o cineasta.
Para divulgar o filme, repleto de referências à cultura pop, foram escolhidas redes sociais. O personagem Antônio ganhou um blog no qual compartilha seus problemas pessoais e recebe dicas de relacionamentos de famosos como Ivan Lins, Marcelo Adnet, Malu Mader e Debora Colker. Os sites YouTube, MySpace, Orkut, Facebook e Twitter também reúnem páginas especiais do filme. Até o dia 12 de junho, será realizado um concurso de fotos de namorados. Para participar, deve-se enviar uma foto de casal para o e-mail 12dejunho@apenasofimfilme.com.br com uma descrição de até 10 palavras. Os autores das cinco melhores fotos ganharão um par de convites para o filme no Dia dos Namorados.