A campanha de vacinação contra a gripe está prorrogada até a próxima sexta-feira, dia 15. No Rio, 168 postos prestam atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) estima que sejam vacinadas 640 mil pessoas com mais de 60 anos. Até o início desta semana, 587 mil haviam recebido a vacina. Os especialistas lembram que a iniciativa aplica-se só à gripe comum, sem efeito para a gripe suína.
As pessoas que têm alergia grave a ovo e seus derivados ou manifestaram reações a doses anteriores devem consultar o médico antes de tomar a vacina. Aqueles imunizadas nos anos passados devem levar os comprovantes. Postos de saúde também aplicam as vacinas contra tétano e difteria, para os que nunca foram vacinados ou receberam a dose há mais de 10 anos.
O posto Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea, vacinou 17 mil idosos. Segundo a médica Andréa Azeredo, responsável pelo atendimento, a procura aumentou em relação aos anos anteriores. Nas unidades de atendimento da 6º região administrativa (Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Leblon, São Conrado,Vidigal e Rocinha), o volume de imunizações aproxima-se de 20 mil.
- Só em nosso posto, foram quase duas mil pessoas a mais em relação ao ano passado - afirma Andréa.
A aposentada Luiza Costa, de 75 anos, conta que procurou o posto logo no primeiro dia da vacinação. Ela destaca a "importância deste gesto simples":
- É muito rápido e não dá nenhuma reação. Todos os idosos têm que se vacinar.
Maria Almeida, de 80 anos, diz que toma a vacina desde o início da campanha, em 1998:
- Depois que tomei a vacina, nunca mais fiquei com gripe.
Mais informações são obtidas pelo Telessaúde (3523-4025), que funciona 24 horas. A página eletrônica da Secretaria (http://www.saude.rio.rj.gov.br/) reúne a lista de postos de vacinação e informações a campanha.