Carolina Barbosa e Rafaella Mangione - Do Portal
27/05/2009Os dilemas sociais e econômicos do Brasil serão discutidos no painel sobre o livro Sociedade e Economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento, nesta quinta-feira, 28, às 13h30min, na sala 102K. A iniciativa contará com o jornalista e professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio Marcos Dantas, autor do capítulo intitulado Comunicações e desenvolvimento: uma outra agenda é (im)possível?, e da professora Eli Diniz (IE- UFRJ), autora do capítulo Globalização, estado e trajetórias nacionais: dilemas do desenvolvimento e futuro do Brasil, entre outros.
Com uma linguagem simples e acessível ao grande público, o livro recém-lançado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aborda estratégias para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. Organizado pelos professores do Instituto de Economia da UFRJ João Sicsú e Armando Castelar, o livro, segundo Dantas, tem como objetivo criar um contraponto entre autores de diferentes vertentes sobre o assunto. O professor da PUC-Rio abre espaço, naquele capítulo, para discutir a relação dos meios de comunicação e o desenvolvimento brasileiro. Para isso, foi preciso definir bem esse processo.
- Baseio-me em Celso Furtado, para capturar a idéia de que desenvolver é transformar, modificar a vida das pessoas. Depois, analiso por que a mídia faz um discurso negativo do desenvolvimento - explica Marcos Dantas.
Com 250 páginas, o livro reúne 23 textos de autores de diferentes áreas, instituições e visões sobre o tema.