Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 2025


Cidade

Estudantes da PUC-Rio comentam resultado do Enem

Suzane Lima e Paula Araujo - Do Portal

29/04/2009

Reprodução

A lista de classificação de colégios no Enem 2008 sustenta a hegemonia das escolas particulares no Brasil e no Rio. A PUC-Rio foi a primeira universidade do estado a incluir o exame em seu processo seletivo, em 1998. Atualmente, metade das vagas da Universidade é preenchida desta forma. “A nota mínima é 7, ou seja, alta. Em cursos mais concorridos, como Direito e Comunicação, a nota de corte é ainda maior”, afirma Marta Velasco, coordenadora de Vestibular. Ela garante que o desempenho dos alunos aprovados pelo Enem é semelhante ao dos que prestam o vestibular da PUC.

Alunos da Universidade encararam com naturalidade o resultado do Enem 2008. Estudante do 5º período de Comunicação, Gilberto Pacheco conta que a trajetória na Universidade mostra-se comparável ao ambiente vivido no Colégio de São Bento, primeiro colocado no ranking nacional, pelo segundo ano seguido.

- No colégio, a gente conciliava o estudo forte com um ambiente descontraído. A relação entre professores e alunos era muito boa - lembra Guilherme, que entrou para a PUC-Rio por meio do Enem, em 2007.

Para a estudante do 7° período de Química Vanessa Nogueira, o Enem é "uma boa forma de avaliação, porque aborda temas muito atuais". Ex-aluna do Cap da UFRJ, quinto no ranking municipal, considera positivo o fato de a PUC usar a prova como forma de admissão.

Já Carolina Pinheiro, aluna do 5° período de Engenharia Química e ex-aluna do PH, oitavo do ranking, acha o Enem "muito mais fácil que o vestibular". Ela desaprova a decisão do MEC de transformá-lo no principal meio de entrada nas universidades.

- No caso da Engenharia e Medicina, o Enem não pode avaliar nada. As perguntas são muito interdisciplinares, nada é específico - opina a estudante.

Ex-aluna do Colégio Santo Inácio, segundo do ranking, Tamara Gamen reforça a grande quantidade de alunos na PUC-Rio provenientes de colégios entre os primeiros na classificação do Enem. Ela acredita, no entanto, que haja formas mais indicadas para se avaliar o rendimento do estudante no ensino médio.

- A prova tem um nível abaixo do ideal - comenta Tamara, aluna do 3° período de Comunicação Social.