Para muitos, unir economia e psicologia não é uma tarefa fácil, mas para Vitória Dietrich isso não é um bicho de sete cabeças. Formada em Economia pela PUC-Rio e em Psicologia pela Unesa-RJ, seu novo livro, Comprar na baixa e vender na alta. Eis a questão, da Editora Ciência Moderna, une os dois mundos em uma análise sobre investimentos e investidores.
No início de sua vida acadêmica, o país passava por um momento conturbado. Em meio à ditadura militar e à discriminação da mulher no mercado de trabalho, Vitória não se importou com o que acontecia no Brasil e persistiu no seu objetivo. Com o “interesse que tinha sobre o mundo e a vontade de saber como as coisas funcionavam”, ela se formou em Economia e logo ingressou no mercado financeiro.
Com mais de 20 anos de experiência como economista, e depois de 27 anos em meio aos números, um novo momento em sua vida a fez procurar outros caminhos. Em 2000, ela ingressou no curso de Psicologia e entrou para o grupo de formação em Psicanálise orientado pela psicanalista Vera Soares, o que mudou os rumos do seu trabalho.
- Fazer Psicologia foi uma escolha amadurecida. Eu estava em outra esfera e queria entender o mundo.
Depois de formada, foi para Paris e estagiou no Organisme de Formation. Em 2007, se especializou em clínica psicanalítica no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB/URFJ. Porém, logo percebeu a ligação entre suas duas formações e decidiu uni-las.
- Quando me formei em Psicologia, não pensava em juntá-la à Economia. Mas comecei a perceber que tinha tudo a ver, e sempre defendi a ideia de que todo o meu passado faz parte da minha vida presente - afirmou.
E foi o que ela fez. Hoje, presta consultoria para clientes privados na área de investimentos e atende pacientes que precisam de acompanhamento psicológico em seu consultório particular. Há nove anos, realiza palestras e cursos para a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANDIMA) e para a Associação de Bancos do Rio de Janeiro (ABERJ) sobre temas como as decisões dos investidores submetidas às suas emoções e ao seu subconsciente e finanças comportamentais.
Seu novo trabalho - e também primeiro livro - Comprar na baixa e vender na alta. Eis a questão, foi escrito a partir do depoimento de 20 investidores, profissionais e não- profissionais. Dedicado ao público financeiro, Vitória propõe ao leitor pensar sobre o que decidir e como fazer suas aplicações. Ela sugere, também, que cada um reflita sobre a responsabilidade diante das próprias escolhas. Como ressalta o economista Francisco Gros, no prefácio do livro, ele vai além de um mapa de investimentos.
- Vitória nos indica o que fazer para adquirir autoconhecimento, condição básica para se obter qualquer coisa na vida, inclusive o sucesso no mundo das finanças.
Mesmo ainda envolvida com o lançamento, isso não impede Vitória de terminar seu novo título, um romance centrado em um atendimento psicanalítico, projeto iniciado há nove anos, mas sem previsão de publicação.