As águas de março fecharam o verão, como cantou Tom Jobim. Mas as chuvas torrenciais irão embora com a estação, tranquilizam os meteorologistas. Já o calor segue pelo outono, que começa nesta sexta-feira, 20 de março. As altas temperaturas registradas em março vão continuar até o fim de abril, quando o clima ficará mais ameno, prevê Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia.
Segundo a especialista, as chuvas fortes, como a que atingiu a cidade na quarta-feira passada, se tornarão menos frequentes já a partir de abril. Aquele aguaceiro, comum nesta época, foi causado pelo encontro de uma frente fria com uma massa de ar quente vinda da Amazônia.
- Essas chuvas são normais da estação. As altas temperaturas devem cair gradativamente até o fim do próximo mês abril, quando haverá uma queda brusca - observa Marlene.
As temperaturas em torno de 35, 37, 38 graus, rotina para o carioca, aquecem as vendas de sorvetes e bebidas refrescantes. A procura é tão grande que até a banca de jornais em frente à PUC-Rio passou a vender sucos. O irreverente Rodrigo "Coco Show" vende aproximadamente 150 garrafas de águas de coco por dia na universidade. No restaurante FastWay, são consumidos 200 açaís e 50 sorvetes diários.
- Eu vendo cerca de 100 sucos por dia, sem contar a água e os refrigerantes - conta Nelmar Pinola, proprietária da banca.
Para comerciantes como Nelmar, calor é sinônimo de lucro. Para outros tantos, sinônimo de praia. A estudante Mariana Fernandes, do sexto período de Direito, torce para o tempo continuar quente. Aposta que o seu programa preferido - praia - não vai mudar, "porque no Rio é verão o ano inteiro". Já Amanda Moreira, do quinto período de Comunicação, espera por dias mais amenos:
- Esse calor está muito forte. Queria que fizesse um pouco de frio, mas sem chuva - ressalva.