Carolina Heringer - Do Portal
09/03/2009Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) e o Departamento de Geografia da PUC estão desenvolvendo um projeto de educação ambiental para o município de Nova Iguaçu. No último dia 4, o projeto foi exposto para alunos e professores da PUC-Rio.
O objetivo é promover a educação ambiental nas escolas do município com base nos problemas que estão sendo enfrentados. Projeto semelhante foi desenvolvido em Duque de Caxias no segundo semestre do ano passado, com a participação de alunos e professores da PUC. “A experiência positiva em Duque de Caxias fez com que a gente quisesse expandir essa iniciativa para outros municípios”, contou o diretor do NIMA, Luiz Felipe Guanaes Rego.
Numa primeira etapa, são identificados os problemas ambientais do município. Em seguida, os professores recebem aulas teóricas baseadas no diagnóstico. O conteúdo é passado aos estudantes e também à comunidade. Alunos e professores da PUC participam da identificação dos problemas e da passagem do conteúdo aos professores do município.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Antônio de Gouvêa, os principais problemas detectados foram enchentes, ocupações irregulares, crescimento desordenado e o lixo. “A consciência da população é de que o rio ainda é lixo, chamam o rio de valão. Logo depois que fazemos limpeza, jogam novamente dejetos.”
A professora da rede municipal Patrícia Tortelote, participante do projeto, diz que a iniciativa vai pelo caminho certo. “Precisamos mesmo de uma ação ambiental de intervenção. Isso contribui para a mudança de um quadro caótico. Temos que intervir, diagnosticar o problema e promover ações.”
Antônio Gouvêa ressalta que, antes de fazer qualquer obra, o prefeito deve ouvir os realizadores do projeto. “Identificamos muitos problemas e somos reconhecidos por isso, ganhamos um espaço importante. Temos um desafio. Os municípios hoje têm uma grande demanda por melhorias que precisa ser atendida.”