Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2024


Comunicação

Mesa "Publicidade Íbero­americana: desafios globais e locais"

24/05/2016



O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizou, entre os dias 18 e 20 de maio, nos auditórios K102 e RDC, VII Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP), com o tema "Desafios da Publicidade no Cotidiano Pervasividade, Representação e Identidade".

Na tarde do dia 19, a Mesa 1 "Publicidade Íbero­americana: desafios globais e locais" foi coordenada pela professora Doutora Clotilde Perez (ECA­-USP). O professor Claudio Racciatti (Universidade Católica do Chile) começou apresentando o tema "Esferas de consumo: espacios de consumo como proyectos defensivos" (de Humberto Maturana a Peter Sloterdijk); o professor Doutor Antonio Caro (CIESPAL ­ Equador) desenvolveu o tema "La publicidad iberoamericana, entre el hiperconsumismo y el Buen Vivir". Em seguida, o enunciado "Da publicidade massiva e interativa à publicidade individualizada no quadro da comunicação complexa: publicidade on­line; publicidade em telefone celular" foi desenvolvido pelo professor Doutor Jean Charles Jacques Zozzoli (UFAL); os professores Doutores Pedro A. Hellín (Universidad de Murcia) e Fernando Contreras (Universidade de Sevilla – Espanha) falaram sobre Reflexões Mercadológicas na Espanha; a professora Doutora Paulina Gómez apresentou o tema "Las instalaciones de la sociedad de consumo en Chile"; por fim, a apresentação dos trabalhos foi encerrada pela Coordenadora da mesa, professora Doutora Clotilde Perez (ECA­USP) com o tema "Publicidade Transbordante: pesquisa e práxis".

Gravado em 19 de maio de 2016

Créditos: Mesa de Corte: Maria Chafir; Mesa de Áudio: João de Queiroz; Câmeras: Caio Rodrigues e Aline Janaue; Editores: Jéssica Constantino, Laís Reis, Manuela Oliveira, Alberto Aguinaga e Marina Jaimovich; Streaming: Jaqueline Banai; Produção: Jaqueline Banai e Grazi Eckert.