O escritor, jornalista e ensaísta americano Jon Lee Anderson, da revista The New Yorker, estará nesta quinta-feira, às 20h, no Instituto Moreira Salles (IMS), para um bate-papo com jornalistas e estudantes de comunicação. Anderson, que iniciou sua carreira em 1979 e se especializou em temas políticos latino-americanos e conflitos como os de Afeganistão e Iraque, vai relatar sua experiência em coberturas pelo mundo, inclusive no Brasil, e na elaboração dos perfis de Fidel Castro, Gabriel García Marquez, Augusto Pinochet e Hugo Chávez. Anderson é autor de Che Guevara: uma biografia, A queda de Bagdá, entre outros.
Participam da mesa os jornalistas Flavio Pinheiro, superintendente executivo do IMS e fundador da revista de ensaios serrote; e Fernando Barros, diretor responsável da revista piauí. O instituto e as publicações promovem o encontro em parceria com a Fundação Gabriel García Marquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI), de cujo conselho Anderson é membro. O jornalista também ministra uma oficina de reportagem, fechada para participantes já selecionados.
A palestra será em espanhol, sem tradução simultânea, e a entrada é gratuita, sujeita a lotação. Senhas serão distribuídas a partir das 19h. Outras informações pelos telefones 3284-7400 e 3206-2500.