Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de dezembro de 2024


Cultura

Estudantes da PUC-Rio em cartaz no festival universitário

Tatiana Carvalho - Do Portal

05/08/2008

O cinema sempre iluminou a vida de Anita Silveira e Bernardo Uzeda. Estudantes da PUC-Rio, transformaram a paixão em ofício e agora sonham em torná-la a única fonte de sustento. Com O Vampiro do Meio-dia e Remo Usai - Um Músico para o cinema, respectivamente, eles disputam a Competitiva de Curtas do XIII Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que reúne 53 trabalhos em sete programas.

– O cinema é uma paixão que me acompanha desde sempre, mas que eu não via como profissão. Ao entrar na PUC para estudar jornalismo, logo me arrependi de não ter prestado vestibular para cinema. Em 2005, quando abriu o curso, mudei minha habilitação – conta Anita, diretora do curta-metragem O Vampiro do Meio-dia.

Este não é o primeiro prêmio ao qual a dupla concorre. Na Competitiva de Curtas do 18º Cine Ceará, Anita levou Melhor Roteiro e Melhor Montagem. No Festival Internacional de Cinema Feminino (Fenima), seu curta foi considerado o Melhor Filme de Estudante. Com Remo Usai - Um Músico Para O Cinema, Uzeda recebeu menção honrosa no The Accolade Film, em Los Angeles. No festival "É Tudo Verdade", ganhou Melhor Documentário, Prêmio Canal Brasil, Prêmio Megacolor e Estúdios Mega.

– Por pouco não deixei de inscrever o filme em festivais. Nunca estava satisfeito com o resultado, mas, com o apoio de amigos e professores, acabei me convencendo de que podia valer a pena. E valeu – anima-se Uzeda, que recebeu convites de festivais internacionais para a exibição de seu filme.

Tanto O Vampiro do Meio-dia quanto Remo Usai - Um Músico Para O Cinema nasceram de projetos para a disciplina Projeto Experimental, do curso de Cinema da PUC-Rio. Tornaram-se atalhos para a sonhada profissão.

– O roteiro surgiu em uma oficina de dramaturgia oferecida pelo Departamento de Letras, a partir de uma idéia antiga minha do suor como objeto de desejo. Resolvi que, em vez de escrever uma monografia, filmaria um curta. Encontrei a professora Andrea França, que aceitou a proposta, e comecei a correr atrás da realização do projeto – lembra Anita.

A cineasta recrutou colegas do curso de Cinema para formar a equipe. O entrosamento revelou-se decisivo à produção.

– O set era sempre tranqüilo. Anita é uma diretora talentosa e competente. Ela sabe o que quer e executa tudo com perfeição – conta Isadora Sachett, produtora de O Vampiro do Meio-dia.

No Festival Brasileiro de Cinema Universitário, Uzeda espera apresentar Remo Usai para aqueles que ainda não conhecem a obra do autor de trilhas sonoras como a de Mandacaru Vermelho e O Assalto ao Trem Pagador. Enquanto isso, trabalha em um longa-metragem que será filmado no primeiro semestre de 2009, produzido com o dinheiro que ganhou no É Tudo Verdade. Anita também mergulha no roteiro de um longa e busca financiamento para seu recém-terminado curta. 

O XIII Festival Brasileiro de Cinema Universitário exibe, até o próximo domingo, 380 curtas-metragens, no Centro Cultural Correios e na Caixa Cultural. As sessões têm entrada franca.

Remo Usai - Um Músico Para O Cinema será exibido no dia 07/08, quinta-feira, no Centro Cultural Correios, às 13h30. Em seguida, ocorrerá um debate com o júri e o diretor. No sábado (9), a exibição será na sala 1 da Caixa Cultural, às 14h15. A classificação é 12 anos.

 

Centro Cultural Correios

Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro, RJ

Caixa Cultural

Av. Almirante Barroso, 25 - Centro, RJ


Mais informações: http://www.fbcu.com.br