Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 2025


Cidade

Clube de Engenharia debate revitalização de portos

Rodrigo Serpellone - Do Portal

25/09/2012

O projeto Porto Maravilha, que pretende revitalizar a região portuária do Rio de Janeiro, será tema de debate no Clube de Engenharia, no Centro, nesta quarta e quinta, dias 26 e 27 de setembro. Urbanistas, engenheiros e arquitetos responsáveis pela revitalização de áreas portuárias de Nova York, Buenos Aires, Cidade do Cabo, Londres e Havana participarão do Simpósio Transformações Urbanas e Patrimônio Cultural e analisarão os resultados e o legado cultural e ambiental dos projetos.

No primeiro dia, o arquiteto Jorge Wilheim falará sobre O Legado de Transformação Urbana e Gestão Sustentável do Patrimônio Cultural. Nesta apresentação também estarão presentes o secretário-executivo da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto; a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-RJ), Cristina Lodi; e o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sergio Magalhães. O ex-diretor de sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Dan Epstein, contará a experiência da criação do Parque Olímpico de Londres em relação à questão ambiental.

No segundo dia, outras revitalizações serão temas de debate: Puerto Madero, em Buenos Aires, Argentina; e Victoria & Alfred Waterfront, na Cidade do Cabo, África do Sul. O arquiteto Miguel Jurado e o economista Alfredo Garay falarão sobre a renovação da zona portuária da capital argentina. Depois, a diretora de planejamento do gabinete do Primeiro Ministro de West Cape, Laurine Platzk, mostrará as estratégias de organização da Copa do Mundo de 2010.

Para encerrar o ciclo de encontros, o diretor da Escuela Taller Gaspar Melchor de Jovellanos, de Cuba, Eduardo González Delgado e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Luiz Edmundo da Costa Leite, discutirão as práticas da formação da mão de obra especializada na conservação de Habana Vieja.

O Clube de Engenharia fica na Avenida Rio Branco, 124, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas. Confira a programação do Simpósio Transformações Urbanas e Patrimônio Cultural abaixo.

Programação completa

Quarta-feira, 26 de setembro:
Abertura – das 10h às 13h: O Legado de Transformação Urbana e Gestão Sustentável do Patrimônio Cultural - palestra do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim. Mesa: Hugo Barreto, secretário executivo da Fundação Roberto Marinho; Cristina Lodi, superintendente do Iphan-RJ; e Sergio Magalhães, presidente do IAB. Moderador: Ephim Shluger.
Painel Rio de Janeiro – das 14h30 às 17h: Projeto do Porto Maravilha: a integração social e cultural e salvaguarda do patrimônio cultural. Palestrantes: Jorge Arraes, diretor-presidente da CDURP; Washington Fajardo, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade; Ana Carmen Alvarenga, diretora da Tishman & Speyer, Brasil; e Cézar Vasquez, diretor do Sebrae-RJ.
Painel Londres – das 17h às 18h30: Da revitalização do South Bank às Olimpíadas de Londres 2012 – dois momentos, duas estratégias. Palestrantes: Dan Epstein, ex-diretor de sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de Londres 2012; e Ricky Burdett, professor da London School of Economics.

Quinta-feira, 27 de setembro:
Painel Nova York – das 9h às 11h: Transformação metropolitana e novos padrões de arquitetura sustentável. Palestrantes: Lance Brown e Achva Stein, professores da School of Architecture, City College of New York; e Shawn Amsler, coordenador da Columbia University.
Painel Buenos Aires – das 11h às 12h30: A transformação de Puerto Madero e seus vínculos sócio-culturais e urbanísticos com o downtown e bairros tradicionais. Palestrantes: Miguel Jurado, arquiteto e editor do diário de arquitetura do El Clarín; e Alfredo Garay, arquiteto e urbanista.
Painel Cidade do Cabo, África do Sul – das 14h às 15h30: Estratégias de Revitalização de Victoria & Alfred Waterfront e a organização da Copa do Mundo 2010. Palestrantes: Laurine Platzky, diretora de planejamento do Gabinete do Primeiro Ministro de West Cape, África do Sul; e Fernando Cavallieri, do IPP–RJ.
Painel Havana – das 15h30 às 17h: Formação da mão de obra especializada na conservação sustentável de Habana Vieja. Palestrantes: Eduardo González Delgado, diretor da Escuela Taller Gaspar Melchor Jovellanos, de Habana; e Luiz Edmundo da Costa Leite, secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Encerramento – das 17h às 18h30: Mesa redonda com a participação de todos os expositores e comentaristas, conduzida pelo moderador. A plateia poderá participar por meio de perguntas por escrito.