Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 2025


Cidade

Bissextos contam como festejam o aniversário especial

Isabela Castro - Do Portal

29/02/2012

Jefferson Barcellos

 Jefferson Barcellos

A passagem das férias de verão e do carnaval representam o fim das festas e a volta à "normalidade", mas não para Eduardo Morizot, Luiza Dallale e Julia Danziger. Os três nasceram no dia 29 de fevereiro e, teoricamente, só fazem aniversário a cada quatro anos. Como 2012 é bissexto, eles poderão comemorar na data certa. Julia Danziger, aluna do curso de Direito da PUC-Rio, completa hoje o vigésimo aniversário. Para a estudante, "seu dia" tornou-se oficialmente 1° de março:

 

Arquivo pessoal

 Arquivo pessoal

 – Minha mãe me registrou no dia seguinte. Quando era mais nova, me incomodava ter nascido em um dia que só existe de quatro em quatro anos, mas agora já assumo o dia primeiro – completa a jovem – Todo ano bissexto meus pais fazem questão de comemorar os dois dias. Acabo tendo dois aniversários em um mesmo ano.

A também aluna de Direito da PUC-Rio Luiza Dallale orgulha-se de ter sido registrada na data correta:

– Quando minha mãe foi ao cartório, queriam que decidisse entre os dias 28 de Fevereiro ou 1° de março. Mas ela bateu o pé, disse que o dia 29 existia e não escolheria outra data. Ela acabou conseguindo que eu fosse registrada no dia correto, e assim está em todos meus documentos. – conta Luiza – Consegui até colocar o dia certo no Facebook, mas, quando o ano não é bissexto, quase ninguém lembra de me dar parabéns.

Arquivo pessoal

 Arquivo pessoal
 Sobre comemorações, Luiza desanima um pouco: “Completo 20 anos em uma quarta-feira, não tem fazer uma grande festa durante a semana. Bom mesmo será quando o dia 29 de fevereiro cair em um sábado”.

Já o oftamologista Eduardo Morizot não dispensa uma comemoração, principalmente nos anos bissextos:

– Tenho costume de fazer uma feijoada todo aniversário, gosto de festejar e reunir a família. Nesse ano o evento merece ser especial, por isso decidi chamar os amigos também.

Sobre sua idade, o médico brinca:

Arquivo pessoal

 Arquivo pessoal
 

– Não sei se completo 60 ou 15 anos. Na verdade, acho que estou no meio do caminho. Tenho espirito jovem, algo em torno dos 40 anos.