Caio Lima e Monalisa Marques - Do Portal
27/09/2011O bar Seu Pires – famoso reduto de cerveja gelada dos alunos da PUC-Rio, principalmente nas noites de quinta-feira – procurou o Diretório Central dos Estudantes (DCE), pedindo ajuda para conscientizar os alunos da universidade, que ocupam irregularmente as calçadas e parte da Rua Marquês de São Vicente. O estabelecimento já recebeu duas multas, e em caso de reincidência poderá perder o alvará de funcionamento. Segundo o representante do DCE Bruno Barbosa, o diretório já entrou em contato com os Centros Acadêmicos de todos os departamentos, por meio das redes sociais, para buscar uma solução para o caso. O dono do Pires, Vicente Falcão, disse que se reuniria com representantes da prefeitura no início da noite desta terça-feira (27) para discutir a situação. No Facebook, foi criado o evento Nosso Pires, com 986 adesões até o início da noite desta terça.
– Dentro de alguns dias o gerente deve vir a nós para debatermos possíveis saídas para o problema – destaca Barbosa.
Para a presidente da Associação de Moradores da Gávea (Amagávea), Maria Amélia Crespo, a combinação dos estudantes aglomerados com a avenida de alta velocidade é a “crônica de uma morte anunciada”.
– O objetivo não é pedir o fechamento do bar. Nossa posição é proteger os cidadãos, tanto os moradores do bairro como os de fora. Já fui estudante da PUC e sei como são as coisas ali. Há anos entramos em contato com a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) para alertar quanto à situação, mas o diálogo com o estabelecimento não era positivo – afirmou a presidente da Amagávea, que se pôs à disposição para buscar um consenso.