Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Esporte

Estudantes otimistas com Campeonato Brasileiro

Igor de Carvalho - Do Portal

06/08/2010

Mauro Pimentel

Tricolores e botafoguenses confiantes no título, vascaínos esperançosos com as contratações e rubro-negros um tanto receosos. Embora os times cariocas (ainda) ofereçam poucos motivos para sonhos mais altos – à exceção do Fluminense, líder do campeonato – grande parte dos estudantes está otimista sobre o desempenho das equipes no restante do Campeonato Brasileiro.

Passados o recesso da Copa e as férias, o futebol volta a movimentar os pilotis. Muitos aproveitam os intervalos para debater com os amigos. Os alviengros Gabriel Alves Leite, Tiago Sallada e Pedro Tovart garantem ao rubro-negro Eduardo Peixoto, colega do curso de engenharia, que o Botafogo terá um rendimento superior:

– A projeção para o Botafogo no Brasileirão é o título – sonha Gabriel – Temos um dos elencos mais fortes do campeonato. Conseguiremos, no mínimo, uma vaga para a Libertadores. 

A opinião é compartilhada por Pedro Tovart:

– Acredito que [o Botafogo] vai ser campeão. Com o Loco Abreu no ataque e o Maicosuel no meio, somos favoritos.

Já Tiago é menos confiante. Acha que o Botafogo fica no G4 (zona de classificação para a Libertadores), mas aponta o Internacional (classificado nesta quinta-feira para a decisão da Libertadores) como favorito ao título.

Minoria no grupo, o rubro-negro Eduardo reconhece que, por enquanto, o Flamengo não apresentou um futebol compatível com a briga pelo título ou por uma vaga na Libertadores do próximo ano. Ele arriscou um palpite sobre a colocação do time ao fim do campeonato:

 Mauro Pimentel

– O Flamengo vai terminar em sexto lugar.

O também rubro-negro Marcelo Velloso (foto), aluno do curso de cinema, está mais otimista sobre o desempenho dos comandados de Rogério Lourenço. Ele diz que “o time pegou uma boa bagagem para disputar o Campeonato Brasileiro”:

– Espero muita superação, o Flamengo tem esse potencial. O time ainda não se encaixou, mas os jogadores que chegaram ainda não jogaram tudo. Temos o segundo semestre pela frente – ponderou Marcelo.

Para os tricolores, a expectativa por um bom ano é grande. O otimismo embalado pela liderança do campeonato (26 pontos, contra 25 do Corinthians) é reforçado pela iminente chegada de Deco (o clube aguarda a liberação do Chelsea para anunciar a sua principal contratação na temporada). Para Gregório Fernandes, aluno de jornalismo, são grandes as chances de conquista do segundo Brasileirão (o Fluminense foi campeão em 1984).

– O Fluminense vai ser o campeão. Com o Muricy (técnico) e o Fred, é rumo ao título. O Deco é um grande jogador. Com o Muricy, ele terá de jogar bola, senão vai ser banco – ressalta Gregório.

O também tricolor Rafael Nogueira está igualmente confiante:

– O time esse ano está bem mais sério. Não deve ser um campeonato tranquilo, por causa de outros times que têm bons elencos. Mas esse ano vai.

 Mauro Pimentel O momento para os vascaínos é de espera pelo entrosamento entre as novas contratações. Para Luis Philipe Souza (foto), estudante de jornalismo, a equipa comandada por PC Gusmão  “conseguirá, no máximo, uma vaga na Libertadores”.

– A primeira impressão do novo time foi boa, com a entrada dos reforços. O Vasco não foi muito bem no início, mas acredito que fique no meio da tabela, consiga uma vaga para a Copa Sul-americana.

Tainá Proença, de 23 anos, diz estar “otimista com o novo técnico e com as contratações”. Ela espera que o Vasco, em 14º, passe a brigar entre os primeiros, mas não acredita no título.

Próximos desafios dos clubes cariocas no Campeonato Brasileiro

A rodada do fim de semana para as equipes cariocas terá início nesse sábado, com o jogo entre Botafogo e Atlético-MG, às 18h30, no Engenhão. A equipe mineira tenta a reabilitação para sair da zona do rebaixamento. Já o Botafogo busca a segunda vitória seguida. No domingo, Fluminense e Flamengo jogarão fora de casa. No Olímpico, às 16h, o tricolor carioca tenta manter a liderança contra um Grêmio obrigado a deixar as últimas posições. O Flamengo enfrenta o vice-líder Corinthians, também às 16h, no Pacaembu. O último carioca a entrar em campo no fim de semana será o Vasco, às 18h30, em São Januário, contra o Vitória. Os vascaínos esperam conseguir a primeira vitória com os reforços. Já a equipe baiana quer esquecer a perda da Copa do Brasil para o Santos.

Tabela:

Sábado, 07 de agosto

Botafogo x Atlético-MG – 18h30 Engenhão

Domingo, 08 de agosto

Grêmio x Fluminense – 16h Olímpico

Corinthians x Flamengo – 16h Pacaembu

Vasco x Vitória – 18h30 São Januário