Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 3 de maio de 2024


Esporte

Estudantes projetam o Botafogo no Brasileirão

Bruno Alfano - Do Portal

19/04/2010

 Mauro Pimentel No dia seguinte à conquista do 19º título estadual do Botafogo, os pilottis amanheceram em branco e preto. Em meio à alegria da vitória sobre o Flamengo (2 a 1) e ao grito de campeão represado havia três anos, torcedores já projetam o time para o Brasileiro, a partir de 8 de maio. Em comum, a certeza de que a equipe comandada por Joel Santana precisa de reforços para a disputa nacional.

– O desempenho do time no Brasileiro vai depender das contrações. Se chegarem alguns bons jogadores, poderemos até lutar por uma vaga na Libertadores – sonha o estudante Bruno Hwang.

Caio Braga, de 20 anos, concorda. O aluno de Engenharia pondera que o Campeonato Carioca "não confiável" para avaliar se uma equipe está bem preparada para o Brasileirão:

– O Estadual é fraco. Para disputar as primeiras posições no Brasileiro, o Botafogo tem que se reforçar. Ou vamos lutar apenas pela Sul-Americana. 

 Mauro Pimentel

Joselaine Aguiar, do quinto período de geografia, busca na conquista histórica (o Botafogo venceu os dois turnos, o que não acontecia desde 1998) otimista para a próxima competição. As expectativas esbarram, no entanto, num certo ceticismo: 

– Eu tenho esperança, mas acho que o time vai se sair mal. Tenho que ser realista: vamos lutar para não cair. A equipe precisa de mais investimento. .

Já Diego Barbosa, do sexto período de Jornalismo, acredita que o Botafogo poderá compensar limitações técnicas com garra:

– Há time melhores tecnicamente, como o próprio Flamengo, mas a gente ganha na raça. O time não deve cair [para a Segunda Divisão], mas também não será campeão.

Assim como a necessidade de reforços é unanimidade entre os botafoguenses, a permancência de Joel Santana beira o consenso. Oito vezes campeão estadual, o técnico é considerado essencial para a arrancada alvinegra. O auxiliar de serviços gerais Cláudio Basílio, 46 anos, acredita que o “papai Joeel” possa levar os jogadores ao título brasileiro:

 Mauro Pimentel

– Um bom "pai" como ele tem bons "filhos". O Botafogo vai lutar pelo título nacional.

O Botafogo tem 20 dias de preparação para o começo do Campeonato Brasileiro. Enfrentará, logo na primeira rodada, o Santos de Neymar e Robinho, time sensação da temporada e finalista do campeonato paulista.