Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 3 de maio de 2024


Esporte

Caminho não é fácil para o Brasil

Luigi Ferrarese e Luísa Sandes - Do Portal

04/12/2009

Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal serão os adversários do Brasil no grupo G da Copa do Mundo de 2010. Comentaristas de futebol consideraram esta a chave mais difícil da competição. O sorteio foi realizado nesta sexta-feira, 4, na Cidade do Cabo, na África do Sul. A comunidade PUC-Rio se mostrou mais otimista em relação à caminhada rumo ao hexa.

O retrospecto contra os adversários de 2010 não traz boas lembranças ao Brasil. A última vez em que o país não passou da primeira fase foi na Copa de 1966. A partida que determinou a eliminação da seleção então bicampeã mundial foi justamente uma derrota para Portugal, que disputava o torneio pela primeira vez. A equipe liderada pelo craque Eusébio terminou a competição na terceira posição.

No entanto, os confrontos recentes animam a torcida. Em novembro de 2008, a seleção enfrentou Portugal, em Brasília. A bela exibição dos comandados de Dunga foi coroada com uma goleada de 6 a 2. Brilhou a estrela de Luís Fabiano, que marcou três vezes. Maicon, Elano e Adriano completaram o placar.

A abertura da Copa será em 11 de junho, com a partida entre a anfitriã África do Sul e México. O Brasil estreia quatro dias depois, contra a Coreia do Norte. No dia 20, o adverário é a Costa do Marfim. O selecionado de Dunga fecha sua participação na primeira fase contra Portugal, em 25 de junho.

 

Leonard Ribeiro (5° período de Cinema) “Acho o grupo difícil, porque Portugal tem os melhores jogadores do mundo. Portugal e Costa do Marfim têm boas seleções”.

Valdir Figueira (6° período de Jornalismo) “Não acho o grupo muito fácil. Nas últimas Copas, o Brasil pegou adversários mais fáceis. A Costa do Marfim será nosso adversário mais difícil, pois é um time forte e o fato de estarem jogando na África vai incentivá-los. A Coreia tem um time fraco e da última vez que o Brasil jogou com Portugal, ganhou de 6 a 2”.

Ana Carolina Diniz (2° período de Publicidade) “Podia ter sido pior, não acho que será tão difícil. O adversário mais complicado será Portugal, pela rivalidade que tem com o Brasil e por ter Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores do mundo. A Coreia do Norte é o mais fraco”.

Thadeu Schmidt (5° período de Economia) “O grupo não é tão fácil nem tão difícil. Portugal será nosso maior adversário, tem um ótimo time e o Cristiano Ronaldo. A Coreia do Norte é o pior, o que tem menos tradição e não aparece na Copa há um tempo”.

Caio Sato (4° período de Economia) “Achei o grupo médio, poderia ser pior. Nosso maior adversário é a Costa do Marfim, tem os melhores jogadores. O mais fácil é a Coreia do Norte, porque tem a defesa ruim”.

Ana Paula Medeiros (2° período de Cinema) “Achei o grupo ótimo para o Brasil, tirando o fato de ter Portugal como adversário. Vai ser tranquilo ganhar da Coreia e da Costa do Marfim”.

Luma Cabral (2° período de Desing) “Achei o grupo tranquilo, não tem nenhum grande adversário para o Brasil, a não ser a Coreia do Norte, porque os orientais são muito organizados”.

Florence Berrogain (2° período de Jornalismo) “Poderia ter sido melhor. O Brasil vai ter dois adversários de nível médio para forte. Portugal é o adversário com melhor elenco e a Coreia é o pior por não ter tradição no futebol”.

Rafael Bica (2° período de Jornalismo) “Achei o grupo interessante porque o Brasil não vai enfrentar a França. O nosso maior adversário vai ser Portugal, pela rivalidade histórica desde a colonização. A Coreia, por não aparecer na Copa há muito tempo, é o adversário mais fácil que enfrentaremos”.

Rubens Gomes (mestrando em Engenharia Mecânica) “O grupo é forte, Portugal joga bem. Só a Coreia do Norte ainda não aprendeu a jogar direito”.

Leonardo dos Santos (6° período de Direito) “Vai ser fácil para o Brasil. A Coreia e a Costa do Marfim não têm expressão futebolística e Portugal é um time mediano: não é uma superpotência, mas também não é um lixo”.

Carolina Vidal (2° período de psicologia) “Portugal é o maior adversário do Brasil porque tem Cristiano Ronaldo. A Coreia é o pior, é um país atrasado que nunca vai para a Copa”.

Glauber Borges (3° período de Desing) “O Brasil já está classificado, não haverá muita dificuldade. Passar pela Coreia vai ser fácil, o time não tem tradição. Acho que a o Brasil vai relaxar no jogo contra a Costa do Marfim e isso pode ser um problema, corremos o risco de perder. Por isso, a Costa do Marfim é nosso maior adversário. O jogo contra Portugal vai ser disputado. Não será um futebol arte, mas o Brasil vai dar uma goleada de 1 a 0.