Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2024


Esporte

Eleição de Cristiano Ronaldo divide opiniões

Rafaella Mangione - Do Portal

14/01/2009

O português Cristiano Ronaldo e a brasileira Marta confirmaram o favoritismo e levaram o troféu da Fifa de Melhor Jogador do Mundo de 2008. Alunos e funcionários da PUC-Rio dividem as opiniões sobre quem joga mais bola, mas reconhecem que o prêmio foi merecido.

O português do Manchester United foi campeão e artilheiro do Campeonato Inglês e da Liga dos Campeões da Europa, no ano passado. Para Rafael dos Santos, servente da PUC-Rio, os títulos do concorrente não tiram a coroa de Kaká: “Ele (Kaká) ainda é o melhor do mundo”, afirma. Mariana Ribeiro, aluna de Comunicação, acredita que o brasileiro levaria o prêmio pela segunda vez se não tivesse ficado tanto tempo parado, por causa de uma lesão no joelho. Já Gregório Fernandes, também aluno de Comunicação, considera o resultado previsível, e justo: “Cristiano Ronaldo jogou muito bem no ano passado, foi mais do que merecido”.

Na categoria feminina, Marta, ex-jogadora do Umea e vice-campeã olímpica pela seleção brasileira, recebeu o prêmio pela terceira vez e ganhou a admiração de homens e mulheres. “Não estava torcendo para nenhum jogador, só para Marta”, conta Thaís Oliveira, recém-formada de Direito. Segundo Gregório Fernandes, Marta “está muito à frente das outras.”.

Segundo português a receber o prêmio da Fifa (Figo foi o vencedor em 2001), Cristiano Ronaldo superou, além do brasileiro Kaká, os espanhóis Fernando Torres e Xavi e o argentino Messi. Já as adversárias de Marta eram as alemãs Nadine Angerer e Birgit Prinz, a inglesa Kelly Smith e a também brasileira Cristiane.