Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 25 de junho de 2022


Meio Ambiente

Reitor da PUC lança livro com viés para a Rio+20

Ligia Lopes - Do Portal

31/05/2012

 Divulgação

O reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, lança na próxima terça-feira (5) o livro Rio+20 – Reflexões sobre ética, meio ambiente e sustentabilidade (Editora PUC-Rio), que reúne 20 artigos do ambientalista sobre os desafios socioambientais da atualidade.

A obra bilíngue (traduzida para o inglês) aborda as relações entre o desenvolvimento sustentável e a crise global, apontando suas consequências não apenas em nível econômico, mas também ético.

– Historicamente, o homem enfatizou as questões econômicas. No meio ambiente não foi diferente e, por isso, ele ficou danificado. É preciso equilibrar e repensar o nosso modo de ser – explica.

O livro se divide em quatro blocos temáticos: o primeiro aborda o campo ético em relação à questão ambiental; as mudanças climáticas são o tema para o bloco dois; o terceiro leva em conta aspectos religiosos que, de acordo com o autor, “têm papel fundamental na prática da sustentabilidade, porque ajudam a educar e sensibilizar as pessoas”; e, por fim, o último bloco trata sobre os caminhos que podem ser abertos por conta da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será sediada no Rio entre os dias 20 e 22 de junho.

– O livro é um subsídio para ajudar a refletir eticamente sobre os grandes desafios planetários. É uma contribuição local para um problema global – afirma o reitor.

O lançamento será, não por acaso, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 18h, no salão da Pastoral da universidade.

A PUC-Rio vai sediar dois importantes encontros relacionados à Conferência das Nações Unidas. Entre os dias 11 e 15 de junho, se realizará o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, com a presença de ministros de Estado, autoridades e cientistas estrangeiros. Será a última reunião do International Council for Science (ICSU), conselho que debate os temas relacionados à Rio+20. Em seguida, nos dias 16 e 17, o Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) organiza na PUC o Fair Ideas, série de debates sobre o papel do cidadão e do poder público sobre consumo sustentável, que será aberto pela ministra  do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.