Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de maio de 2017


Meio Ambiente

Casa sustentável será construída na PUC-Rio

Ligia Lopes - Do Portal

11/04/2012

Uma casa totalmente sustentável será o destaque da Mostra Casa Viva – Transforme sua Casa num Pedacinho do Planeta, que será apresentada na PUC-Rio entre os dias 26 e 28 de abril. O protótipo, que aposta na busca de novas tecnologias voltadas para o desenvolvimento sustentável, permanecerá na PUC para ser apresentado aos mais de 500 cientistas do mundo inteiro que virão ao Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para Desenvolvimento Sustentável, a ser realizado entre os dias 10 e 15 de junho, na PUC-Rio.

O projeto é organizado pela Casa Viva Eventos Ambientais, em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), e as faculdades de arquitetura e engenharia da PUC-Rio. De acordo com o coordenador de projetos em educação ambiental do Nima, Roosevelt Fideles de Souza, a casa ecológica será toda construída com o selo verde, desde o modelo de construção até o produto final. O objetivo é valorizar a sustentabilidade no planeta, além de debater sobre hábitos de consumo e processos produtivos mais ecológicos.

A casa será instalada dentro da Estação de Educação Ambiental, atrás do Solar Grandjean de Montigny. Passado o encontro, se tornará parte da universidade, servindo de laboratório para os departamentos.

– A casa seria montada e desmontada apenas para o evento, mas vamos ficar com ela durante o ano para fazermos análises sobre a sua eficácia, e ver se o projeto realmente é sustentável. Servirá como centro de estudos para a comunidade PUC – explicou o coordenador.

A mostra espera reunir representantes de governos, secretarias, órgãos públicos, da indústria da construção civil, de consultoria e projetos, de empresas de saneamento ambiental; fabricantes e fornecedores de materiais, produtos e tecnologias ambientais e de saneamento, ONGs, institutos, pesquisadores e estudantes. Na programação estão incluídas as atividades gratuitas Minha Casa Viva (visita à casa-modelo), Ecopráticas (oficinas práticas para adultos) e Agenda Curumim (oficinas práticas e jogos de educação ambiental para crianças), nas quais o credenciamento será feito na hora.

Para o Ecodebate (agenda técnica) é preciso credenciamento prévio e pagamento de uma taxa que varia entre R$ 210 (antecipado, até 1º de abril) e R$ 300 (no próprio dia). Grupos a partir de três pessoas têm 5% de desconto. As fichas de inscrição para o Ecodebate devem ser solicitadas pelo e-mail inscricao@planejabrasil.com.br ou pelos telefones (21) 2262-9401 ou (21) 2244-6211. Outras informações pelo e-mail para planeja@planejabrasil.com.br.