Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2022


Meio Ambiente

Reunião prévia da Rio+20 trará prêmios Nobel à PUC

Caio Lima - Do Portal

27/02/2012

 Ligia Lopes

A Rio+20 – conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir metas para o desenvolvimento sustentável no planeta, em 2012 – já começou na PUC-Rio. Entre os dias 11 a 15 de junho, a universidade será sede da última reunião do International Council for Science (ICSU), órgão criado para definir as questões ambientais da Rio+20, que se realizará de 20 a 22 de junho. Será a conclusão de um processo iniciado há pelo menos três anos, com uma série de conferências pelo mundo.

– Cada uma destas reuniões gerou um documento, que foi discutido, modificado ou ampliado a cada edição. A reunião final será na PUC. Estarão presentes, no mínimo, dez ganhadores de prêmio Nobel. A PUC vai virar a ONU – conta o diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio, Luiz Felipe Guanaes, contando que a notícia acaba de ser confirmada, mas que ainda não é possível antecipar nomes.

A Rio+20 tem nove eixos de discussão. O documento levantado pela ICSU trata do eixo científico, relacionando-o ao tema do evento que, em 2012, será Economia verde, governança global e erradicação da pobreza.

Guanaes lembra que a PUC tem se empenhado na implementação de uma agenda sustentável na universidade:

– Temos um grande interesse em colocar a comunidade PUC nessas discussões. Além da visibilidade internacional, a ideia é deixar um legado de mobilização entre alunos, professores e funcionários sobre a necessidade de mudança ambiental.

Para alcançar o objetivo de conscientização da comunidade PUC, grupos interdisciplinares de trabalho estão sendo criados. O mais recente, sobre mudança climática e planejamento urbano, teve início nesta terça-feira, dia 25 de outubro, e já tem os próximos encontros marcados nos dias 1º, 8 e 22 de novembro e 6 e 20 de dezembro.

– A primeira fase dos estudos desse grupo de mudança climática e planejamento urbano deve servir para capacitar ou ampliar a capacidade dos interessados na Rio+20, para que esses possam participar de forma ativa e consciente, entendendo os conceitos abordados – explica a coordenadora do grupo, Maria Fernanda Lemos, professora do Departamento de Arquitetura da PUC-Rio.

Ainda de acordo com a coordenadora do grupo, umas das metas é conseguir compreender como que as conferências das Nações Unidas caminharam ou evoluíram até chegar à Rio+20. O encontro desta terça, 25, reuniu interessados de cursos como engenharia, arquitetura, biologia, geografia, relações internacionais, letras e ciências sociais. Maria Fernanda lembra que os temas do grupo não são os mesmos da Rio+20, mas acredita que estão, sim, relacionados:

– Mudança climática e planejamento urbano estão altamente relacionados aos temas do evento. Vamos fazer as relações entre ambos.

Palestra com embaixador

Como parte do engajamento da PUC no âmbito da conferência da ONU, na próxima sexta-feira, 28, às 11h, no auditório do RDC, será ministrada a palestra O Brasil e a Rio+20. O palestrante será o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, negociador-chefe do Ministério das Relações Exteriores para o evento.