Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 6 de outubro de 2024


Esporte

Bandeiras na PUC reforçam a fé em um campeão carioca

Eduardo de Holanda - Do Portal

08/09/2011

 Eduardo de Holanda

Desde segunda-feira passada a PUC dá uma força para os times cariocas no Brasileirão. As bandeiras de Botafogo, Vasco, Flamengo e Fluminense ficarão hasteadas, em frente à entrada da Marquês de São Vicente, até o fim do canpeonato, atitude "simpática" de acordo com Luiz Léo, Professor de Marketing Esportivo da PUC-Rio, "Não é nada que vá mudar a opinião de um torcedor, mas é um jeito legal de demonstrar apoio".  

Os quatro grandes estão entre os seis primeiros, com São Paulo e Corinthians, e animam o otimismo em torno do terceiro título seguido do Rio (Flamengo foi campeão em 2009 e o Fluminense, no ano passado). Os corredores da universidade transbordam um orgulho como há muito não se via. Para a maior parte dos torcedores ouvidos pelo Portal, não haverá cavalo paraguaio. Estudantes, professores e funcionários confiam que os cariocas brigarão pelo título, ou por vaga na Libertadores, até as rodadas finais.

– Isso é consequência da reestruturação que está sendo feita nos times cariocas – avalia Breno Bastos, aluno do 4º período de comunicação. Opinião compartilhada por Luiz:

–Ainda existe um modelo amador coexistindo com o modelo profissional, onde a assessoria é composta por especialistas. Apesar dos presidentes dos clubes do rio serem uma nadadora, um dentista e dois deputados, eles são ajudados por uma equipe de profissionais experientes.

Torcedor do Flamengo, o estudante reconhece que o Botafogo vive a melhor fase, com um "futebol bonito", e tem chances signicativas de quebrar o jejum que se arrasta desde 1995, quando Túlio e seus colegas bateram o Santos na decisão. Para Breno, os títulos de Flamengo e Fluminense e o ótimo rendimento dos cariocas no Brasileiro deste ano representam uma mudança na hegemonia recente do futebol nacional:

– A fama que os times paulistas têm de vencer o Brasileirão está mudando.

Com a vitória do Fluminense sobre o Corinthians (1 a 0), na quarta-feira à noite, a equipe tricolor passou o Flamengo e ficou entre os cinco primeiros, a seis pontos do líder Corinthians. O Botafogo de Elkson, Renato e Loco Abreu, mesmo após a goleada sofrida (0 a 5 contra o Coritiba, no Couto Pereira), está a tres pontos do líder. Como tem um jogo a menos, a liderança é um sonho ainda mais próximo. Vasco, mesmo após o empate com o Figueirense (1 a 1), subiu para o segundo lugar. Flamengo tenta recuperar os melhores dias para manter a trajetória rumo à disputa do título. Sobra, assim, matéria-prima para as mesas redondas improvisadas nos pilotis e nos elevadores, por exemplo.

Famoso pelos comentários sobre futebol, o ascensorista do prédio Kennedy Paulo César Brito, o PC, é um catedrático da bola. Quando perguntam oual é o seu time, ele apenas mostra o chaveiro com três bandeiras do Flamengo. Apesar do recente jejum do rubro-negro, há um mês sem vencer, PC mantém a convicção:

– Acredito que vamos ser campeões. O São Paulo está bem forte também. Agora, o Fluminense é fraco, e o Botafogo é fogo de palha – provoca.

No elevador transformado em aqruibancada, um tricolor retruca a provovcação: "Vocês estão sabendo do problema do Luxemburgo (técnico do Flamengo) esse sábado no treino do Flamengo?", diz o estudante, de bate-pronto, referindo-se à bronca do treinador sobre a flatulência de jogadores no treino do sábado passado. "Isso é a pressão que os jogadores já estão sofrendo"  

– É que o time tem muito gás. É por isso, muito gás –  brinca PC.

Empolgado com a briga pelo título, Luiz Léo afirma que tudo está indefinido, " A briga pelo título só será definida nas ultimas rodadas. Times que agora não estão no topo da tabela podem chegar, como  Internacional", e por fim faz uma observação sobre o campeonato, "É o campeonato de pontos corridos mais disputados que já tivemos. Vai ser muito emocionante".

Pedro Gabriel Paes, aluno de direito, sai em defende dos vascaínos. Embora já tenha conquistado a Copa do Brasil e, portanto, esteja classificado para a Libertadores do próximo ano, a equipe de São Januário segue firme na briga pelo título. Gabriel intui uma reta final emocionante:

– Esse Brasileiro ficou muito bom, devido ao planejamento dos clássicos. Traz mais emoção e competitividade. Esse ano tudo indica que Vasco e Flamengo farão a final, e o Vascão vai levar [o título] para homenagear o grande técnico Ricardo Gomes.

O técnico Ricardo Gomes recupera-se, no Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte dp Rio, AVE (Acidente Vascular Encefálico) hemorrágico sofrido dia 28 de agosto, quando dirigia o time no empate sem gols com o Flamengo. Ele apresenta melhoras, mas ainda não há previsão de alta.