Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024


Ciências Sociais

Falhas e Brechas da Justiça V

Transmitido em 18/05

18/05/2010




A PUC-Rio realizou na quarta-feira, 18 de maio, o seminário Falhas e Brechas da Justiça: como evitar a impunidade dos crimes contra a Imprensa. Participaram da mesa o diretor de Liberdade de Imprensa e Informação e do Instituto de Imprensa da SIP, Ricardo Trotti, o diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernando Matos, a Procuradora Regional da República, Janice Ascari, a Promotora de Justiça do Rio de Janeiro, Viviane Tavares Henriques, e o jornalista Marcel Leal.

Marcelo Leal é jornalista e implantou a rádio Morena FM, em Itabuna na Bahia. Nos últimos anos tem lutado pela prisão, julgamento e punição dos executores e mandantes do assassinato do seu pai, Manuel Leal de Oliveira, fundador e diretor do jornal A Região, que foi assassinado em janeiro de 1998 depois de denunciar irregularidades cometias por políticos da região. Marcelo diz que a melhor proteção do jornalista é colocar ameaças e manobras na primeira página.

O objetivo do seminário é discutir brechas, recursos e artigos das leis que facilitam a impunidade dos crimes contra a imprensa e dificultam o direito à informação. O encontro foi promovido em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo(ABRAJI) e a Sociedade Interamericano de Imprensa.

Créditos: Mesa de Corte: Jessica Weiss e Luiza Tavares; Mesa de Áudio: Lucas Lombardi e Ana Elisabeth Amaral; Câmeras: Gabriela Viana; Mariana Tiefensee e Livia Lacerda; Produção: Aline Galvão; Responsável: Rafael Caetano e Bernado Cartolano.