Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024


Ciências Sociais

Mesa redonda sobre Joaquim Nabuco

Transmitido em 06/05

07/05/2010




O evento “Joaquim Nabuco: história e política” foi realizado em formato de mesa-redonda. Os participantes foram o professor Marco Aurélio Nogueira da UFSCAR, a professora da PUC-Rio Maria Alice Rezende de Carvalho e o presidente da fundação Casa de Rui Barbosa, José Almino de Alencar. Os componentes da mesa abordaram como tema principal o contexto histórico no qual Joaquim Nabuco estava incluído.

Apesar de sua verdadeira paixão ser a poesia, Nabuco foi para o parlamento pela memória de seu pai, senador do império. Lá ele lutou pela causa abolicionista e o seu texto mais famoso foi “O Abolicionismo”. Para Marco Aurélio, “este é um panfleto maravilhoso que deveria ser adotado nas escolas”. Após o fim da monarquia brasileira, Nabuco retirou-se da vida pública. A professora afirma que para entender o Brasil é necessário conhecer a história de Nabuco, uma figura muito importante na luta pela abolição.

Créditos: Mesa de Corte: Alexandra Gurgel; Mesa de Áudio: Simão Pedro Santos, Juliana Gontijo e Victor Miller; Câmeras: Alice Ferman, Gabriela Jora, Rafael Sima; Produção: Felipe Ayala, Reponsável: Luis Gustavo Ortiz.