Lançado em 2006, o Twitter cresceu e inovou surpreendendo a todos com seu jeito microblog de ser, e estipulando 140 caracteres para cada atualização. O sucesso foi tanto que a rede de relacionamentos atingiu, ontem (04/03), a marca de 10 bilhões de tweets desde a criação do site.
Segundo Adriana Braga, professora do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, a razão do Twitter possuir tanta popularidade é por ser uma ferramenta simples, nova e produtiva.
– Não é algo complicado, como um blog. As pessoas somente tem de responder a uma pergunta "O que está acontecendo?". Além disso, ainda se pode destacar algum link. É como se fosse um mapa da mina dentro de um mar de informações da internet – explica.
Em 2007, um ano após sua criação, o número de atualizações no microblog chegou a 5 mil por dia, segundo informou Kevin Weil, analista do site, no blog do Twitter. Com dois anos de existência, pulou para 300 mil e, em 2009, atingiu a marca de 2,5 milhões de posts diários. A professora Adriana Braga comparou a nova ferramenta com as mensagens de texto de celular.
– As duas associam simultaneidade com a mobilidade, e não é por causa de limitação de texto que as pessoas deixam de usar.
No entanto, apesar do sucesso do serviço, o Twitter não lucra diretamente com o site. De acordo com a professora, essa situação não vai durar muito tempo.
– Se continuar a acontecer esse uso maciço, logo as empresas vão começar a pagar por publicidade nas páginas da rede social, assim como aconteceu com blogs, Orkut e Second Life – exemplifica.
Em janeiro deste ano, de acordo com a Pingdom – empresa especializada em monitoramento de sites – o número de postagens no Twitter alcançou a marca de 1,2 bilhão, quase a metade dos registros do ano de 2009.
A contagem para os 10 bilhões pode ser acompanhada em tempo real no endereço http://popacular.com/gigatweet/.
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