Elisa Quadrio - Do Portal
25/11/2009As vendas iniciais do Windows 7, novo sistema operacional da Microsoft, lançado no dia 22 de outubro, superaram as expectativas e foram 234% maiores do que as do Windows Vista, nos Estados Unidos, segundo pesquisa do The NPD Group. Para os estudantes interessados em conferir, o programa está sendo usado em fase de experimentação em um computador do Rio DataCentro.
As vantagens – como visual mais agradável e tela sensível ao toque – e desvantagens – preço e segurança – parecem não ser os fatores que mais causam dúvida. A velocidade do programa para alguns é um ponto bastante relevante para se discutir. Dentro do campus da PUC-Rio, o sistema não tem sido tão divulgado e utilizado. A aluna do sexto período de Comunicação Social Fernanda Frazão, que já utilizou o computador disponível no RDC, acredita que já devem ter ocorrido muitas reclamações.
– Eu já usei esta nova versão no acesso rápido do RDC. Achei ele mais lento do que aquele que usamos. Mas o formato é clean e mais dinâmico. Por isso, acho que as pessoas podem ter reclamado.
Mesmo que ainda não seja um programa tão popular e comercial, o Windows 7 já tem causado muitas especulações e avaliações. E embora tenha sido aprovado, não saiu ileso. Sempre há uma crítica a ser feita sobre o funcionamento. O estudante de Direito Hélder Gúter diz que o sitema operacional se assemelha ao Windows Vista.
– Ele possui praticamente todas as desvantagens do Vista, precisando de uma CPU mais robusta. O 7 é o Vista mais bonitinho, com algumas melhorias e um pouco mais leve.
Mas também aponta as vantagens que percebeu ao utilizar a nova versão do sistema.
– A primeira vez que eu vi a interface do Windows 7, não senti praticamente nenhuma diferença em relação ao do Vista. Contudo, logo percebi pequenas diferenças como na velocidade de resposta dos comandos, abertura de programas, acesso ao suporte de hardware e seu visual mais atrativo.
O estudante do sexto período de Engenharia do Petróleo Thiago Almeida concorda quando o assunto é o visual, mas fica reticente quanto a velocidade.
– Estou achando a interface dele melhor. Você mexe mais fácil nele. Porque no outro existiam alguns elementos escondidos. Agora, as coisas estão mais rápidas. Até o sistema mesmo. Eu instalei o de 64 bits, não sei se é do sistema operacional dele ou do meu computador. Mas eu instalei o de 32 bits em outro computador, parece que é mais leve e compatível com meu computador, a velocidade ficou boa, ficou normal. Contudo, acho que a grande novidade é a interface mesmo.
Apesar das dúvidas e do pouco conhecimento sobre o novo sistema, certamente – considerando a celeridade da internet – logo saberemos se o Windows 7 vai emplacar.
Departamento de Química da PUC-Rio oferece esperança ao tratamento de câncer
Conectados: medo e prazer de ficar de fora na era digital
Consultor da ONU: governança deve incluir internet profunda
Eletrônica facilita diálogo entre carro, motorista e ambiente