Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 27 de abril de 2024


Ciência e Tecnologia

PUC-Rio ajuda a levar internet à Cidade de Deus

Bruna Santamarina - Do Portal

26/05/2009

Daniele Louro

Os moradores da Cidade de Deus, Zona Oeste, passam a ter internet em banda larga gratuita. Lançada no dia 21 de maio, a iniciativa faz parte do programa Cidade de Deus Digital, parceria entre a PUC-Rio e a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. A novidade reproduz a experiência adotada, desde março, no morro Santa Marta, Zona Sul.

Nos próximos três meses, os moradores da Cidade de Deus também contarão com uma oficina de informática, das 8h às 22h. Para o reitor da PUC-Rio, padre Jesus Hortal Sánchez, S.J., o programa mostra a importância da união entre esforços acadêmicos e públicos para o avanço social: 

– Aceitamos colaborar com nossa competência técnica para um projeto de alta relevância. A cidade do Rio de Janeiro lida com a exclusão e os conflitos sociais. Para diminuir esses problemas, todo tipo de integração é boa. Um projeto como esse é importante para terminar com as fraturas da sociedade. Participar disso nos interessa muito – afirma.

O coordenador do projeto e diretor do Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC (CETUC), Flávio Hasselmann, esclarece que a participação da universidade no projeto foi técnica. Contribuiu, por exemplo, com estudos para facilitar a distribuição do sinal da rede.

– A idéia é levar acesso gratuito à internet para pessoas que não teriam condições de sustentar a mensalidade de um provedor. Agora, com a internet já instalada, continuaremos fazendo estudos sobre como aperfeiçoar o uso da rede. O projeto é, para nós, um grande laboratório. O Instituto de Mídias Digitais (IMD) da PUC-Rio também vai colabor, com a oferta de conteúdo – adianta .Hasselmann

O responsável pela Coordenação Central de Planejamento e Avaliação (CCPA), Luiz Alencar Silva Mello, ressalta a possibilidade de criação de um portal, pelo IMD, para gerenciar o acesso à internet nas comunidades e oferecer serviços aos usuários.

– Na primeira fase, a PUC-Rio contribuiu com a estrutura física, desenvolvendo a engenharia da cobertura digital. Hoje, o sinal é completamente aberto. À medida que o acesso for crescendo, será requerido acompanhamento e controle. Para isso, planejamos criar um portal, que também oferecerá acesso a serviços públicos, a oportunidades de emprego e a notícias da comunidade. O projeto é importante porque, por meio da inclusão digital, teremos também inclusão social – acredita.

A PUC-Rio participa da instalação da rede sem fio em comunidades carentes. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é responsável pela orla carioca e a Universidade Federal Fluminense (UFF), pelos municípios do interior. Os equipamentos de telecomunicações são os mesmos utilizados nos Jogos Pan-Americanos de 2007, cedidos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. Ao todo, serão instaladas 40 antenas para a transmissão do sinal de internet.