A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, organizou, entre os dias 17 e 19 de novembro, no auditório do RDC, a IV Conferência sobre Relações Exteriores (CORE) - "O Brasil e as Tendências do Cenário Internacional". A CORE é um espaço para reflexão e interação com a academia sobre o pensamento diplomático e a política externa brasileira. O objetivo dos debates é ampliar a compreensão desse tema e promover a análise de questões prioritárias da agenda diplomática brasileira.
O sexto Painel da Conferência, moderado pelo Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, teve como tema "BRICS e IBAS". A mesa foi composta pelo Diretor do Departamento de Mecanismos Inter-Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Flávio Damico; pelo Diretor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), professor Paulo Esteves e pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Leonardo Ramos.
O encerramento da Conferência foi feito pelo Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima e pelo professor Paulo Esteves.
Transmitido em 19 de novembro de 2015
Créditos: Mesa de corte: Nicole Veríssimo; Operador de VT: Erich Lizaki; Câmeras: Carolina Azambuja, Grazielly Eckert e Gabriel Pessoa; Editores: Alberto Aguinaga, Arthur Marques, Laís Reis e Jéssica Constantino; Produção: Gustavo Tavares e Luísa Studart; Responsáveis: Catarina Monteiro e Stephanie Castro.