Projeto Comunicar
PUC-Rio

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Rio de Janeiro, 19 de maio de 2024


Campus

Seminário internacional debate comunicação e discurso

Nathalia Cardoso - Do Portal

25/05/2014

 Divulgação

Graças a uma parceria de sucesso, o professor Adriano Duarte Rodrigues, doutor em Comunicação pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica, e catedrático emérito da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, fará na PUC-Rio seu segundo seminário internacional, nesta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de junho. A partir do tema Comunicação, discurso e experiência, o pesquisador português, que dirige o Grupo de Investigação sobre Interações Discursivas (GIID) do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL), propõe reflexões a respeito do chamado discurso da mídia, como antecipou em entrevista à professora Adriana Braga, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Comunicação da PUC-Rio e coordenadora do evento, especialmente para o Portal PUC-Rio (leia aqui).

Fundador do curso de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (UNL), na década de 1970, Rodrigues discorrerá também sobre a etnometodologia (leia aqui reportagem sobre o tema), teoria que privilegia o ponto de vista do sujeito no âmbito da comunicação.

– São teorias que procuram especificar, ver que esse sujeito personalizado das redes sociais, dos ambientes digitais, esse “eu” do Ipod, do Ipad e do Iphone... Quem é esse “eu” aí atrás? Essa técnica é muito prestativa para entender o uso que as pessoas fazem concretamente dessas ferramentas no seu cotidiano, desses recursos que existem desde sempre, mas que o uso também ajuda a dar feições próprias – explica Adriana.

­­O congresso dará início a um processo de intercâmbio de conhecimentos, que se concretizará a partir do ano que vem, quando o professor virá ministrar na PUC-Rio uma disciplina, por um semestre. E o objetivo é enviar também professores da PUC para dar aulas na Universidade Nova de Lisboa.

Esta será a segunda vez que Rodrigues vem à PUC a convite de Adriana, que segue linha de pesquisa semelhante, sobre interações digitais. No ano passado, ele participou da 10ª edição do PosCom, no qual se discutiu a reinvenção das mídias (leia a reportagem).  

– Conheci o professor Adriano Rodrigues há 12 anos, estudante, ao fazer uma entrevista com ele. Há dois anos, o reencontrei num evento acadêmico. A proximidade de perspectiva nos aproximou e combinamos de fazer um artigo juntos. No ano passado, o trouxemos à PUC para começar esse diálogo, a que agora daremos continuidade, desta vez com um programa mais extenso – conta Adriana, que convida alunos de todos os níveis para o encontro: – É superinteressante, tanto para a graduação como para a pós-graduação. Ele tem uma palestra muito boa.

O evento será transmitido ao vivo pelo Portal PUC-Rio.

 

I Seminário Internacional Comunicação, Discurso e Experiência

Segunda, 2 de junho, às 14h, abertura

Miguel Pereira, coordenador do PPGCOM/PUC-Rio

 O que é afinal o discurso da mídia?

De que falamos quando falamos de discurso da mídia? Será que a mídia produz discursos?

Adriano Duarte Rodrigues (Universidade Nova de Lisboa)

Mediação: Adriana Braga (PUC-Rio/CNPq)

Hora: 14h30

Local: Sala 102K

___________________________________­­­­­­­­­­­­­­

A perspectiva etnometodológica do discurso

A descoberta de fenômenos interacionais a partir da análise de entrevistas televisivas.

Adriano Duarte Rodrigues (Universidade Nova de Lisboa)

Mediação: Miguel Pereira (PUC-Rio)

Data: 2 de junho

Hora: 16h

Local: Sala 102K

Reunião com o Corpo Docente do PPGCOM/PUC-Rio

___________________________________­­­­­­­­­­­­­­

Comunicação e Experiência

A experiência com a comunicação e a constituição do campo da mídia na experiência moderna.

 Adriano Duarte Rodrigues (Universidade Nova de Lisboa)

Mediação: Angeluccia Habert (PUC-Rio)

Data: terça-feira, 3 de junho

Hora: 14h

Local: Sala 102K